No ano em que completou cinco anos de existência e mais de 300 alunos formados, o Projeto Monitorando Rios, idealizado e financiado pela Döhler, começou a formar uma nova turma.
Dois encontros já ocorreram na Escola Municipal Dr. Sadalla Amin Ghanem, no Parque Guarani, zona Sul de Joinville.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Os alunos começaram conhecendo as bacias hidrográficas de Joinville e os elementos que as compõem: nascentes, rio principal, afluente, foz e os divisores de água.
Outras atividades estão previstas nos próximos encontros, como palestras sobre destinação de resíduos, uso consciente da água e criação de fôlderes com informações sobre proteção e conservação dos recursos hídricos.
No terceiro encontro, os alunos farão o monitoramento de qualidade da água. Vão até o rio próximo da escola e avaliam a presença ou ausência de mata ciliar, tubulações de esgoto, casas próximas, resíduos sólidos etc. Após a observação do rio e a coleta de água, voltam à escola para fazer a análise por meio do Ecokit didático.

Foto: Divulgação
Serão, ao todo, seis semanas vivenciando a educação ambiental até a formação dos alunos como “Monitores da Qualidade da Água”. Até agora, 11 turmas de escolas municipais localizadas na Bacia do Rio Cachoeira já receberam o certificado.
“A Döhler tem compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade com a comunidade. O Monitorando Rios vem ao encontro das nossas práticas de ESG”, reforça José Mário Ribeiro, CEO da Döhler.
O projeto é executado pela Univille e conta com o apoio do Comitê Babitonga e Secretaria Municipal de Educação. Já recebeu, inclusive, o Prêmio Expressão de Ecologia.
“Essa é a 12ª escola. Toda a comunidade escolar nos recepcionou muito bem e os estudantes estão muito entusiasmados com o projeto. Já demonstram grande aptidão pela causa ambiental. A gestão da escola também está participando ativamente, o que tornará o processo ainda mais enriquecedor”, comentou Izabel Liberato, bióloga e responsável técnica do Projeto Monitorando os Rios.