Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conheça a história de Nereu Ramos, bairro repleto de religiosidade e riqueza cultural

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Maria Luiza Venturelli

17/08/2020 - 18:08 - Atualizada em: 24/05/2024 - 14:31

Um lugar de paisagem linda, história marcante, cultura e riqueza, para ficar em paz e apreciar a natureza. O bairro Nereu Ramos, que faz limite com Corupá, começou a formar a sua história em 1895, quando os primeiros colonizadores chegaram à região, a maioria migrante de outras localidades catarinenses, oriundos da região do Trentino, na Itália. Posteriormente, famílias provenientes de demais regiões italianas e de outras etnias chegaram à localidade.

No entanto, o bairro só ganhou o nome de Nereu Ramos em 5 de julho de 1968, por força da Lei nº 194, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Victor Bauer. Até então a localidade se chamava Retorcida, em alusão às muitas curvas do Rio Itapocu naquela região.

O nome do bairro homenageia o governador e interventor federal de Santa Catarina, Nereu Ramos, que viveu entre 1888 e 1958 e visitou a comunidade tradicional jaraguaense. Ele foi um político brasileiro que desempenhou um papel significativo na história do país, destacando-se na política durante a Era Vargas. Ramos foi governador de Santa Catarina e atuou como presidente do Brasil interinamente por um curto período em 1955.

Ele também participou da elaboração da Constituição de 1946 e foi conhecido por ter uma postura moderada e conciliatória. Sua trajetória política abrangeu momentos importantes da política brasileira, incluindo a redemocratização após o Estado Novo.

Locais que contam a história do bairro

Foto Divulgação/PMJS

O cartão postal de Nereu Ramos é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. A inauguração ocorreu em 1952 e as obras tiveram à frente o saudoso sacerdote e construtor Padre Antônio Echelmeyer, sepultado no interior do templo.

Já nos jardins da igreja encontra-se o túmulo do Venerável Padre Aloísio Sebastião Boeing, falecido em 2006 e em processo de santificação. Desde 1984, Padre Aloísio viveu no bairro Nereu Ramos, onde permaneceu até o final de sua vida como vigário da capela Nossa Senhora do Rosário e diretor do Centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para orientações, auxílios e bênçãos.

Quem visita o Espaço Padre Aloísio, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, pode estar no local onde o padre viveu, contemplar os espaços em que ele esteve grande parte de sua vida, respirar o ar tranquilo de um ambiente calmo e sentir a forte energia da fé a cada passo. O espaço se tornou um dos principais pontos de peregrinação de Santa Catarina.

Foto: Espaço Padre Aloísio

Inaugurado oficialmente em 17 de julho de 2022, o local foi planejado há anos pelo instituto responsável pela causa de beatificação do Padre Aloísio Boeing. Foi construído graças ao patrocínio do Sr. Valdemar Zanotti e contou com a ajuda e apoio de diversos colaboradores, motivados pela fé.

Conforme a equipe responsável pela idealização do local, o projeto visava, inicialmente, dar mais segurança à sepultura do padre, que em vida deixou claro o desejo de ser sepultado na igreja da comunidade, em um campo santo e acessível a todos. Para todos que conheceram e conviveram com o Venerável, ele foi uma figura espiritual e pastoral muito forte durante os 23 anos de presença em Nereu Ramos.

Embora bastante afastado do centro da cidade, o bairro que atrai turistas graças ao turismo religioso conquista os moradores pela tranquilidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.