Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Piloto de Jaraguá com 39 anos de aviação conclui curso de pós-graduação pioneiro na América do Sul

Foto: Arquivo pessoal

Por: Elisângela Pezzutti

19/08/2023 - 07:08 - Atualizada em: 20/08/2023 - 18:42

O piloto de avião e helicóptero, Edemilson Lopes, ou Comandante Lopes, como é mais conhecido no meio da aviação, reside em Jaraguá do Sul desde 2012 e atua como profissional na área há 39 anos. Recentemente, ele concluiu o curso de pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaio em Voo, pela empresa Sírius Flight Test, que tem base em São José dos Campos, no estado de São Paulo. O curso é pioneiro no âmbito civil em toda a América do Sul.

O Comandante Lopes explica que na turma formaram-se ele e mais dez pilotos, que agora estão credenciados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e habilitados a testar aeronaves novas ou que saem de uma grande revisão de manutenção, preenchendo uma lacuna operacional e legal da aviação brasileira. “Éramos 11 alunos, entre pilotos e engenheiros aeronáuticos. Sou o único da região Sul, e com certeza o primeiro, fazendo história para nossa Santa e bela Catarina. É um curso bem bacana. Tive a honra extraordinária de ser escolhido como orador da turma na formatura”, conta.

Comandante Bosco (à esquerda), eleito o melhor piloto de helicóptero do mundo nos Estados Unidos, fez questão de entregar o diploma ao Comandante Lopes | Foto: Arquivo pessoal

 

Atualmente exercendo a aviação executiva na empresa Nanete, em Jaraguá do Sul, Edemilson é natural de Mangueirinha, interior do Paraná, e passou sua infância e adolescência na cidade serrana de Lages, migrando para Florianópolis, em 1984, onde teve início o seu sonho de voar. “Em Jaraguá do Sul chegamos em 04 de agosto de 2012. Adoramos a cidade e não temos planos de sair deste lugar maravilhoso, terra de um povo ordeiro e trabalhador”, elogia.

Parte de sua carreira foi na Força Aérea Brasileira (FAB) | Foto: Arquivo pessoal

Mais de sete mil horas de voo e muitas vidas salvas

Graduado em Ciências Jurídicas pela UFSC e pós-graduado pela Unisul, Lopes iniciou a carreira militar na Força Aérea Brasileira (FAB), depois fez o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), onde resolveu “voar para salvar”.

Durante sua carreira como piloto militar, foi um dos pioneiros como comandante dos helicópteros Águia da Polícia Militar e o primeiro comandante do helicóptero Arcanjo dos Bombeiros Militares. Trabalhou com voos de salvamentos, resgates, combates a incêndios, atuando, também, na segurança de voo das unidades em que trabalhou ou comandou, com mais de sete mil horas de voo de experiência e muitas vidas salvas ou transportadas durante sua carreira.

Lopes foi piloto dos governadores de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo | Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, atuou em vários outros estados do Brasil como piloto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), fiscalizando o desmatamento florestal. Lopes também ajudou a implantar o serviço de resgate e salvamento nos Corpos de Bombeiros Militares e trabalhou na atividade aeromédica, na empresa Uniar-Unimed.

Aqui em Santa Catarina, foi piloto dos governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo.

Ao longo de sua trajetória profissional, também realizou diversos cursos no Cenipa – Força Aérea Brasileira, na Airbus Helicóptero, no Brasil, USA e França, na Flight Safety USA, e atuou como instrutor de voo de helicóptero e avião.

Durante sua carreira como piloto militar, ele foi um dos pioneiros como comandante dos helicópteros Águia, da PM e o primeiro comandante do helicóptero Arcanjo, dos Bombeiros Militares | Foto: Arquivo pessoal

Histórias contadas em livro reúne aventuras na terra e no ar

Em 1999, Edemilson viveu uma aventura marcante, desta vem em terra: durante 30 dias, ele percorreu o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Da experiência adquirida e registrada em um diário, surgiu o livro intitulado “Voo Peregrino – Rumo a minha linha de horizonte”, lançado em 2019.

Foto: Arquivo pessoal

“O Voo Peregrino é um livro que une duas experiências de naturezas opostas: a aridez, calos, cansaço e bolhas do extremo contato com o solo, durante uma caminhada por mais de 800 quilômetros e os anos de serviços longe do chão, sobrevoando inúmeros lugares, muitas vezes em condições adversas, mesclando quase quatro décadas de aviação com os 30 dias da busca por um horizonte místico e desconhecido, por uma região parada no tempo”, descreve.

O livro proporciona uma leitura prazerosa para quem gosta de histórias sobre aviação, indo além do simples planar pela imensidão azul, enaltecendo a paixão de voar com um propósito maior, através das inúmeras missões de resgate, proteção e salvamento, registrados nos quase 40 anos de dedicação e coragem do aviador.

Publicado pela Design Editora, de Jaraguá do Sul, o “Voo Peregrino” tem 255 páginas e está à venda nas livrarias Grafipel e Pedrinho – ou na própria editora www.designeditora.com.br, todas em Jaraguá do Sul; nas Livrarias Curitiba, no Shopping Garten, em Joinville; nas Livrarias Diocesano e Sebus, em Lages; na Livraria Vocábulos, em Canoinhas; e em São Paulo, na www.bianch.com.br.

A publicação também pode ser encontrada em quase todos os estados brasileiros e na Bolívia, Alemanha, Estados Unidos, País de Gales, Espanha, Irlanda e Suíça.

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.