O prazo para inscrições na Especialização em Educação Inclusiva do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerra nesta quinta-feira (10). Os interessados devem acessar o edital e preencher o formulário de inscrição.
Esta nova edição da pós-graduação EAD é totalmente gratuita e oferece um total de 200 vagas, divididas em cinco turmas com 40 vagas cada. Os polos de apoio presencial estão localizados em Braço do Norte, Canoinhas, Indaial, Praia Grande e Florianópolis.
Essa especialização é voltada para profissionais que tenham concluído a graduação até a data final do período de inscrição e que estejam envolvidos na área da educação básica.
Processo de Inscrição
A inscrição é gratuita e deve ser realizada através de um formulário eletrônico, seguindo as diretrizes apresentadas no edital. No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher um dos polos de apoio presencial. A seleção dos aprovados será realizada por meio de um sorteio.
A lista preliminar de inscrições será publicada a partir do dia 15 de agosto, e o resultado final será divulgado no dia 24 de agosto. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 25 e 31 de agosto.
Formato do Curso
Com duração de três semestres e início em 4 de setembro, a especialização será composta por atividades a distância, com aulas ministradas através da plataforma Moodle, e encontros presenciais em momentos específicos. Esses encontros presenciais e síncronos ocorrerão no período noturno.
Os estudantes poderão fazer uso da infraestrutura dos polos de apoio presencial, que inclui recursos técnicos e pedagógicos, laboratórios de computação e bibliotecas, para atividades presenciais e como suporte para os estudos durante todo o curso.
Esses polos são mantidos em parceria entre a Udesc e o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Descrição do Curso
A Especialização em Educação Inclusiva tem como objetivo geral “fomentar práticas escolares que acolham as diversas manifestações da diversidade humana, em consonância com as políticas públicas e os direitos humanos”.
O curso possui três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inclusão, Currículo e Formação Docente; e Linguagens e Processos Educativos. Para obter mais detalhes, você pode acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PCC).