Em uma iniciativa pioneira em Santa Catarina, a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região entregou oito coletes balísticos nível 3 para a Polícia Civil.
As placas suportam tiros de fuzil calibre 7,62x51mm e são importantes ferramentas no combate ao crime organizado.
Os coletes foram entregues pelo presidente da associação, Leandro Schmöckel Gonçalves, terça-feira (8). Os equipamentos serão utilizados pela DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Jaraguá do Sul, que realiza a investigação de crimes graves na região.
Leandro explica que os coletes foram financiados pelo Ministério Público de Santa Catarina e pelo Grupo Auto Elite. O projeto foi apresentado no final de 2021 pelo então delegado titular da DIC, Daniel Dias, ao presidente da entidade na época, Álvaro Leithold.
“Conversamos com o Ministério Público e com o Grupo Auto Elite, que nos repassaram recursos para a aquisição desses coletes. Em janeiro de 2022, a associação fez um depósito de R$ 64 mil no Fundo Estadual de Segurança Pública, pois são equipamentos de uso restrito e não poderíamos fazer a compra direta. Com a abertura da licitação, houve esse prazo tão longo entre o pagamento e a chegada dos coletes. Mas ficamos felizes porque são equipamentos que vão deixar os policiais civis da DIC mais seguros”, ressalta Leandro.
O delegado regional Eric Uratani destaca que a DIC realiza a apuração de crimes mais graves e o combate sistemático às organizações criminosas.
Ele afirma que todos os policiais civis saem da Acadepol (Academia de Polícia Civil) com coletes padrão, mas essas placas balísticas garantem uma maior proteção.
“A DIC tem por atribuição a investigação de assaltos a banco, roubo de cargas e o combate ao crime organizado. Essa atividade traz um risco maior para os policiais civis que atuam na divisão especializada. Em investigações realizadas na região, há informações de que as facções criminosas estão procurando se armar, pois a Polícia Civil está fazendo frente à instalação desses criminosos na nossa região. Com isso, aumenta a relevância da gente estar preparado e bem protegido para fazer esse combate de forma eficiente”, sintetiza Uratani.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram