Um incidente inusitado aconteceu durante um voo da Iraqi Airways, que partiu de Bagdá com destino a Dubai na última sexta-feira (4). Um urso, que estava sendo transportado no compartimento de carga da aeronave, conseguiu escapar de sua caixa, resultando em atrasos significativos.
A Iraqi Airways emitiu um pedido de desculpas após a circulação de um vídeo online, no qual um passageiro relatava um atraso de mais de uma hora no voo de retorno a Bagdá, devido à presença do urso na área de carga.
The bear got out of the cage and caused a delay in the Dubai-Baghdad flight. pic.twitter.com/Z0kzUjgtnh
— Kcee Longest (@KceeLongest) August 6, 2023
“A empresa pede desculpas aos passageiros do voo do Aeroporto Internacional de Bagdá para o Aeroporto de Dubai por motivos fora do controle da empresa”, afirmou.
“O atraso aconteceu devido a uma remessa no porão de carga”, acrescentou o comunicado.
“Ao chegar ao aeroporto de Dubai, o animal escapou da caixa especificada para o embarque”, disse a companhia aérea, acrescentando que estava sendo transportado segundo as diretrizes internacionais de bem-estar animal.
“A tripulação do avião coordenou a autoridade dos Emirados Árabes Unidos que enviou uma equipe especializada para sedar o animal e retirá-lo do avião. Após verificar o avião e certificar-se de que não há danos neste incidente, o voo retornou a Bagdá”, acrescentou o comunicado.
Uma equipe de especialistas em Dubai sedou o animal e efetuou sua remoção da aeronave, conforme anunciado pela Iraqi Airways. Segundo a companhia aérea, o incidente ocorreu após a chegada da aeronave ao aeroporto de Dubai.
“Dois ursos pequenos e ameaçados foram enviados de Bagdá e, quando o voo chegou a Dubai, um dos ursos quebrou sua gaiola, forçando as autoridades de saúde e meio ambiente do aeroporto de Dubai a sedá-lo”, disse o comunicado.
A Iraqi Airways não divulgou os detalhes que levaram ao transporte do urso aos Emirados Árabes Unidos, tampouco ofereceu informações sobre seu estado de saúde após ter sido sedado e removido do avião.
No domingo (6), o gabinete do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, informou que ele instruiu o Ministério dos Transportes do país a conduzir uma investigação minuciosa sobre o incidente da fuga do urso durante o voo.