Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

FLIPomerode tem programação especial para crianças e jovens

Um dos destaques da programação é a escritora mundialmente conhecida Ana Maria Machado | Foto: Inventivo Coletivo

Por: Elisângela Pezzutti

08/08/2023 - 10:08 - Atualizada em: 08/08/2023 - 15:33

O Festival Literário Internacional de Pomerode (FLIPomerode) será realizado entre 9 e 13 de agosto, na cidade mais alemã do Brasil. A programação é variada e conta com grandes nomes da literatura nacional e internacional. De acordo com a organização, o festival tem o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã e também proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias.

Serão mais de 60 horas de programação durante os cinco dias do FLIPomerode. Todos os eventos podem ser acessados no site oficial. O público adulto poderá acompanhar mesas com nomes consagrados como Ana Maria Gonçalves e Uljana Wolf, que vêm da Alemanha especialmente para o festival, mas sem esquecer do público mais jovem, uma nova geração de leitores.

“O evento é para todas as idades, por isso tivemos o cuidado de incluir na programação atividades com literatura infantil e juvenil. Contações de histórias, mediações de leituras, oficinas de escrita, debates, shows e espetáculos de teatro fazem parte da programação. As turmas escolares também são muito bem-vindas e podem realizar as inscrições para garantir as vagas com antecedência”, explica João Chiodini, produtor executivo do FLIPomerode.

Professores, diretores e responsáveis pelas escolas de Pomerode e região devem realizar as inscrições de turmas escolares para participar do FLIPomerode. As escolas podem se inscrever para visitar o evento no dia 9 (quarta-feira) ou 11 (sexta-feira). Entre as atrações dos dois dias estão: contação de histórias bilíngue; mediação de leitura; narração de histórias bilíngue; a esperada oficina “Vamos fazer um livro?”, com o coletivo Papel do Mato; e a apresentação da peça “O flautista de Hamelin”, do grupo Trip Teatro. Para inscrição das turmas, basta entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (47) 3055-3140. Todas as orientações serão dadas pela organização do evento para atender os alunos e escolas da melhor forma.

FLIPomerode e a programação infantil e juvenil

Uma das principais atrações para o público infantil e juvenil é a presença de Ana Maria Machado, um dos nomes mais expressivos da literatura infantil no Brasil. A escritora tem mais de cem livros, entre infantis, juvenis, romances e ensaios, publicados em 20 idiomas e 26 países. São mais de 20 milhões de exemplares vendidos e prêmios como o Hans Christian Andersen (o Nobel da literatura para crianças), o Jabuti, o Príncipe Claus (Holanda) e o Iberoamericano SM. Ana Maria Machado participará da mesa “Um mapa todo seu”, na sexta-feira (11), às 19h30, e contará com a mediação de Vanessa Gonçalves.

Atrações bilíngues também estão na programação dos mais jovens. Já a partir do primeiro dia do evento, quarta-feira (9), às 9h30, “Um Sem Fim de Histórias”, na Sala Cineclube, Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP) apresenta a narração de histórias bilíngue português-alemão a partir dos contos para jovens e crianças do autor alemão Michael Ende. A indicação é a partir dos nove anos. Ao todo serão quatro sessões ao longo do festival.

As crianças a partir dos seis anos de idade também terão várias opções, entre elas “Max e o gigante dos oceanos”, com Anna-Lena Scholl Menna Barreto (Porto Alegre/RS) e Susanne Gattaz (São Paulo/SP), na Märchenhaus. A contação de histórias bilíngue português-alemão é inspirada no livro de Torsten Andreas. Ao todo serão sete sessões ao longo do festival.

Ainda há programação compartilhada para adultos e crianças: Sonhos e histórias”, na Märchenhaus. Uma roda de conversa para adultos e crianças sobre o mundo dos sonhos e das histórias com a psicóloga e escritora Alinne Gama (Recife/PE). A conversa parte de seu livro “Guilherme – O guardião do mundo dos sonhos”, no qual um garoto de 10 anos tem a missão secreta de proteger o mundo dos sonhos contra as terríveis forças do malvado Mestre do Pesadelo, Pordeiron. Esse mundo, onde ele vive grandes aventuras com seus amigos encantados, existe em uma realidade paralela à sua vida no mundo real, na qual ele é um menino como outro qualquer. Esta atração terá uma única apresentação no sábado (12), às 14h. A indicação é a partir de seis anos.

Há ainda lançamentos de livros e sessões de autógrafos, que serão realizados no Espaço CLiP, ao lado da livraria oficial do festival. A programação completa com faixa etária, horários e demais informações pode ser acessada em flipomerode.com.

Abertura oficial

A cerimônia oficial de abertura contará com o espetáculo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, uma das melhores orquestras de Santa Catarina, que apresentará um repertório eclético e vibrante de compositores alemães e brasileiros, no Teatro Municipal da cidade. O local do FLIPomerode é o Centro Cultural da cidade. A curadoria do evento é assinada pelo premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser reservados no site da aba ingressos. Há o limite de dois ingressos por CPF por atração.

O FLIPomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (AVIP), com produção do Centro Cultural Scar. Conta com o apoio do Goethe-Institut, da Câmara Literária de Pomerode e da Prefeitura Municipal de Pomerode. O evento tem o patrocínio de Juriti, Oxford, Kyly, Havan, Nugali, Netzsch, Karsten, Strauss e Damenny, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.