Faleceu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, desde outubro do ano passado, para tratar de um câncer no pulmão. A notícia foi confirmada por familiares e amigos.
Família de imigrantes não aprovava sua incursão pelas artes
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian estreou na televisão em 1965, quando foi a protagonista “Antígona”, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da extinta TV Tupi. Antes disso, a jovem artista — formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) — se destacou ao atuar nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. De lá pra cá, a atriz sempre se dividiu entre os tablados e os estúdios televisivos.
Uma das maiores atrizes brasileiras, Aracy só teve a aceitação do pai — a família, que veio da Armênia, não aprovava sua incursão pelas artes — depois de estrelar “Antônio Maria” (1968), novela da TV Tupi.
Aracy teve a paixão despertada pelo teatro ainda na infância, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. “Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou, ao site “Memória Globo”.
Entre as novelas em que atuou, destacam-se títulos como “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986), “Rainha da Sucata” (1990), em que fez sua personagem mais famosa, a mãe super protetora Dona Armênia, e “A próxima vítima” (1995), além do programa infantil “Vila Sésamo” (1972), todos exibidos pela TV Globo.
Ela também é muito lembrada pela personagem “Cassandra”, do humorístico “Sai de Baixo”, criado por Luis Gustavo e Daniel Filho. Em seu elenco fixo o seriado contou com Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Luis Gustavo e Marisa Orth.