A Prefeitura de Jaraguá do Sul promoveu nesta segunda-feira (31) uma formação continuada com os servidores municipais da educação.
O evento aconteceu no Grande Teatro da Scar, em dois momentos, pela manhã e no período da tarde, abrangendo aproximadamente 2 mil servidores dos 34 Centros Municipais de Educação Infantil e das 30 escolas de Educação Básica – de forma presencial ou por transmissão on-line para os que permaneceram nas unidades escolares.
A formação continuada é considerada uma prática educativa permanente da Secretaria Municipal de Educação. São momentos que auxiliam na aquisição de novos conhecimentos e, consequentemente, na ação reflexiva e de melhorias nas áreas de atuação.
O encontro com os servidores da Educação serviu para dar boas-vindas e ainda para apresentar as ações desenvolvidas pela Secretaria no primeiro semestre de 2023, nos aspectos pedagógicos e administrativos.
“Sejam bem-vindos ao segundo semestre! Eu acredito verdadeiramente que vocês têm o poder de transformar vidas. Cada sorriso, cada palavra de incentivo, cada gesto de carinho que oferecem aos nossos estudantes, torna-se um eco de esperança e motivação em seus corações. É por meio desse amor ao próximo que vamos contagiar a todos com o comprometimento e dedicação necessários para alcançarmos juntos os nossos objetivos”, enalteceu a secretária de Educação, Emanuela Wolff.
Índices da educação
Já o prefeito Jair Franzner participou da abertura das atividades no período da tarde, e aproveitou para relembrar os índices da educação local:
“Somos a melhor Rede Municipal de Ensino de Santa Catarina; a primeira entre 295 municípios. Somos a segunda o Brasil em um nível de ensino e a terceira no outro, entre 568 municípios do País. Mais uma vez, quero expressar minha gratidão à todos, sei que com o suporte de vocês, continuaremos superando os desafios e entregando cada vez mais para a comunidade. Obrigado por acreditarem assim como eu em Jaraguá do Sul e acreditarem que podemos fazer uma cidade melhor a cada dia”, disse ele.
Dois palestrantes renomados foram convidados para este momento: a publicitária e professora de cursos de graduação e MBA, Fabiana Koch, que é Coach e Mentora de Líderes, Coach de Carreira e Analista Comportamental, que falou sobre “Relações interpessoais: habilidades para o sucesso pessoal e profissional”.
Ao iniciar sua palestra, Fabiana disse ter ficado surpresa e feliz ao ver os índices de desenvolvimento da educação de Jaraguá do Sul.
O outro palestrante foi Gabriel Chalita, doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito. Foi Secretário da Educação do Estado de São Paulo e Secretário da Educação do Município de São Paulo. Foi, também, Vereador de São Paulo e Deputado Federal.
No fim de semana Chalita retornou de uma conferência nos Estados Unidos e iniciou sua palestra falando sobre as novas tecnologias e seu uso no dia a dia das pessoas e, especialmente, na educação e comentou: “
Na minha modesta visão de pesquisador, na área da educação de professor, apaixonado por essa profissão, eu, professor, não tenho receio nenhum do desenvolvimento tecnológico. A tecnologia veio e melhorou todas as áreas em que ela esteve presente. Hoje, a gente tem muito menos acidentes de avião, de trem, de barco, por causa da tecnologia. A medicina evoluiu muito por causa da tecnologia. Na verdade, a gente não tem que ter receio das máquinas. Temos que ter receio do que nós, seres humanos, fizemos com elas”.