O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul recebeu novos equipamentos para desencarceramento. No início do mês, a corporação ganhou um extensor telescópico, uma ferramenta alargadora e uma ferramenta de corte. Os equipamentos representam um investimento de R$ 140 mil.
As ferramentas elétricas foram repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar para ABVESC (Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina). A entrega foi feita pelo governador Jorginho Mello em Blumenau, dentro das atividades do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Robson Manske, afirma que a corporação havia enviado uma solicitação e acabou recebendo esses equipamentos neste ano. Manske ressalta que as novas ferramentas vêm em boa hora e vão equipar o novo caminhão de resgate.

Foto: Cláudio Costa/OCP News
“Esses equipamentos vêm em boa hora, pois a tecnologia dos veículos vêm evoluindo e as estruturas estão mais resistentes. Então, as nossas ferramentas antigas são defasadas e demoram um pouco mais para fazer o corte. Elas até conseguiam, mas a gente levava um pouco mais de tempo. Esses equipamentos vêm com uma maior eficiência e são mais fortes do que os que a gente tinha”, destaca.
Manske conta que as ferramentas antigas são hidráulicas e necessitavam de uma mangueira ligada a um motor a combustão. A operação para esticar essas mangueiras com óleo hidráulico e chegar até o veículo com as vítimas presas acabava tomando um tempo precioso. Os novos equipamentos são alimentadas por uma bateria e funcionam assim que são ligadas.
“A gente tenta realizar os resgates no menor tempo possível, pois a vida da pessoa que está em risco durante a ocorrência. Quanto menos tempo a gente levar para desencarcerar a vítima e fazer o socorro, melhor”, finaliza.
Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):
Telegram