A tecnologia 5G já pode ser acessada em Criciúma por celulares que tenham recepção deste sinal.
Duas antenas da operadora Vivo já foram instaladas e estão em funcionamento no município: uma na Rua Jorge da Cunha Carneiro, Bairro Michel, e outra na Avenida Getúlio Vargas, Centro.
“O prazo para chegada era 2026, mas conseguimos antecipar em mais de três anos. E esta é uma conquista de toda a comunidade da inovação e da tecnologia que trabalhou intensamente para isso”, destaca o vereador Nícola Martins, autor da nova lei para instalação de antenas em Criciúma, aprovada em 2022.
Foi ele também quem provocou o movimento regional, que resultou, também, em todos os demais municípios da Amrec com a legislação preparada.
“Então, Criciúma e região estão se antecipando a outros locais de Santa Catarina, mais populosos inclusive, graças ao trabalho de facilitação para instalação”, ressalta Nícola.
A expectativa é de que mais antenas sejam instaladas nos próximos meses e que todas as operadoras também ofereçam o sinal ao criciumense.
Com o 5G, a velocidade para navegação pelos celulares deverá aumentar em quase 20 vezes, o que vai melhorar, e muito, a qualidade das ligações de vídeo. Para a indústria, a possibilidade de mais conexões e menor tempo de resposta auxiliará na melhoria dos processos produtivos.
Para o setor público, o 5G auxilia na maior integração entre sistemas e captação de dados da cidade para realização de políticas públicas mais assertivas.
“Iremos muito além disso. Muito mesmo. Não conseguimos nem prever quantas tecnologias serão criadas nos próximos anos a partir do 5G; e Criciúma estará alavancando consideravelmente o setor da inovação”, comemora o vereador criciumense.