As pessoas que compraram carros nos últimos meses devem ter notado que não existe mais o documento de compra e venda físico. Hoje, com a transição para o formato eletrônico, esse documento trouxe facilidades ao processo de venda. No entanto, devido a algumas instabilidades no sistema, a visita ao cartório ainda é necessária, pelo menos por enquanto.
Transferência do veículo online
O processo de transferência de veículo é realizado pelo Detran, aplicativo da CNH, e por seus despachantes credenciados. Para fazer a transferência digital, o veículo deve ter a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, a ATPV-e.
O primeiro passo é possuir a assinatura eletrônica. Para isso é necessário acessar o site do Governo Federal, se cadastrar e realizar as validações necessárias. Em seguida, instale e realize o cadastro no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, CDT.
Em seguida, o vendedor deve selecionar a opção “Transferência do Veículo” e preencher os dados necessários. Em seguida, será necessário digitar o CPF do comprador do veículo e assinar digitalmente a Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Esse processo elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
Posteriormente, o comprador do veículo deve abrir o seu aplicativo e receberá uma notificação assim que a ATPV-e for assinada. Em seguida, ele também deve assinar digitalmente o documento, que será enviado diretamente ao sistema do Governo Federal.
Para finalizar a transferência, é necessário levar o veículo ao posto de atendimento do DETRAN mais próximo para realizar a vistoria. Após a conclusão dessa etapa, a transferência estará finalizada e o processo será concluído com sucesso.