Os bailarinos e o público que prestigiam a 40ª edição do Festival de Dança de Joinville encontram a obra “O Grande Circo”, na fachada do Centreventos Cau Hansen, totalmente restaurada.
O mural de 90 metros quadrados, criação do artista joinvilense Juarez Machado, passou por manutenção de peças soltas e ganhou 55 peças novas, que substituem partes da obra que deterioraram ou caíram devido à ação do tempo. A manutenção foi realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
As peças cerâmicas foram doadas pela Portobello Grupo, mesma empresa que viabilizou a produção do mural em 1999, quando ele foi criado sob encomenda para o Centreventos Cau Hansen. Em 2008, a empresa voltou a ser parceira da Prefeitura de Joinville, quando oito peças precisaram ser refeitas.
A técnica-ceramista Elizângela Moresco Laus foi a responsável por assumir o trabalho de reprodução na empresa após ter acompanhado de perto o artista há 15 anos. No total, foram produzidas 110 peças, que foram entregues à Prefeitura de Joinville em 23 de junho.
O mural, considerado a maior obra de arte de Juarez Machado, é composto por 963 peças cerâmicas pintadas à mão. A reprodução exigiu estudo detalhado para garantir traços similares ao do artista, além da coloração exata.
Nesta segunda-feira (17), o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth e demais representantes da Prefeitura de Joinville recebem o CEO da unidade Portobello, João Henrique de Oliveira, e a responsável pela reprodução das peças, Elizângela Laus.
Às 18h30, em frente ao mural “O Grande Circo”, o grupo vai verificar o resultado final do trabalho, e na sequência prestigia a noite de abertura do Festival de Dança.