O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) pediu, esta semana na Assembleia Legislativa, ações efetivas do governo para que o cronograma de obras de infraestrutura seja recomposto no segundo semestre, principalmente na região Norte.
Entre as obras que estão fora do cronograma, o parlamentar citou a revitalização da SC-110, entre Pomerode e Jaraguá do Sul; a pavimentação da SC-414, que interliga os municípios de Luiz Alves, Massaranduba e Blumenau; e a duplicação do trecho da rodovia estadualizada entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. A falta de manutenção da SC- 108 entre Guaramirim e Massaranduba também foi pontuada. “Não são obras do governador passado, são obras de Santa Catarina. São conquistas políticas e administrativas que a região teve”, afirmou.
Algumas obras estão totalmente paradas, outras sendo tocadas a conta-gotas. Caroprese disse que espera que no próximo semestre, com os recursos que o governo irá obter de empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhões, essas obras tenham celeridade e o cronograma de execução seja colocado em dia.”A população não merece essa situação. Tenho certeza que o governador, sua equipe de trabalho, principalmente o setor de infraestrutura, darão agilidade a isso.”
Capacitação de trânsito
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, realiza uma Capacitação de Trânsito sobre ciclomotores e veículos auto propelidos, bem como, novas legislações de Trânsito.
A capacitação acontecerá na segunda-feira, às 15h, no auditório da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com as presenças do Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Autanir Anuntes, do Advogado Especialista em Trânsito Marcelo Araújo, e do Coronel da PMSC Ricardo Alves da Silva.
Técnico de enfermagem
Após a indicação feita pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), a Secretaria de Estado da Educação anunciou que pretende incluir o curso técnico de enfermagem no Cedup de Guaramirim. O processo licitatório para implantação de um laboratório já foi iniciado. Referente à solicitação para inclusão de cursos profissionalizantes na área têxtil e metalomecânica, o Estado disse que está estudando a possibilidade.
Telefonia móvel
A Alesc também aprovou requerimento de autoria de Lunelli, que solicita à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esclarecimentos sobre uma torre instalada no bairro Rio Branco, em Guaramirim. O deputado quer saber se é possível utilizar a estrutura para ofertar serviços de telefonia celular na região. Atualmente, os moradores da localidade não contam com cobertura de sinal. Os mais de 25 mil motoristas que transitam diariamente pelo bairro, cortado pela SC-108, também são prejudicados pela total ausência de área. Lunelli destaca que esta é uma reinvindicação importante para a região.
Faixas de pedestres
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, uma indicação que pede ao Executivo a implantação de faixas de pedestres 3D nos arredores da Via Verde e do Parque da Inovação. A sugestão é do vereador Ronnie Lux, que explica que as faixas de pedestres 3D criam uma ilusão de ótica que dá a impressão de serem elevadas ou flutuantes. Essas faixas são pintadas usando técnicas de perspectiva e sombreamento para criar uma aparência tridimensional quando vistas de certos ângulos. Ronnie lembra que as faixas já vêm sendo utilizadas em diversos países e cidades do Brasil. Ele aponta que a ideia é que elas sejam implantadas primeiro em pontos turísticos como a Via Verde e o Parque da Inovação como uma forma de também divertir os turistas.