A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, tem realizado diversas ações no âmbito da operação Biguá. Realizada ao longo do litoral de Santa Catarina, a operação incluí a intensificação dos patrulhamentos em regiões portuárias e a realização de mergulhos táticos para varredura antidrogas em cascos de grandes embarcações que estão fundeadas.
A Operação Biguá teve início no dia 3/7 e prossegue até o dia 15/7.
A primeira etapa foi deflagrada na região de Imbituba, no litoral sul do estado. Na sequência, foram realizadas ações na região de Itajaí. A etapa final foi em São Francisco do Sul.
Na operação Biguá entrou em fase de testes o ROV (Remote Operated Vehicle), um robô submarino controlado remotamente que auxilia no processo de vistoria de possíveis carregamentos de drogas escondidos em cascos de embarcações.
O equipamento é de aquisição da Universidade Federal de Santa Catarina que pretende aperfeiçoar para ser utilizado em atividades policiais. Os primeiros testes foram realizados no porto de Itapoá, litoral norte de Santa Catarina.