Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Através das décadas: transformações e tendências que moldaram a moda ao longo do tempo

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

14/07/2020 - 10:07 - Atualizada em: 24/05/2024 - 15:16

Ao longo das décadas, a moda tem sido um reflexo das transformações sociais, culturais e políticas que moldam a sociedade. Desde os estilos luxuosos e formais do passado até as tendências contemporâneas de hoje, a moda tem evoluído constantemente, acompanhando e influenciando as mudanças do mundo.

Cada década tem seu próprio conjunto distinto de estilos e expressões, capturando o espírito da época e deixando uma marca na história da moda. Conheça as fascinantes mudanças que ocorreram na moda ao longo das décadas:

1920-1930

Foto: Art Deco

Nos anos 20, a vida totalmente doméstica das mulheres ficou para trás e a moda precisou se adaptar às mulheres que entraram no mercado de trabalho. Aos poucos, tornou-se mais simples e prática, pois o conforto passou a ser mais importante do que a beleza.

As roupas tornaram-se mais largas, os chapéus também mudaram de formato e os cabelos eram muito curtos. Para os momentos de lazer, os vestidos ainda eram muito usados. Nessa época surgiu a estilista Chanel, que marcou o mundo da moda como um símbolo da mulher moderna.

1930-1940

Nos anos 30, a moda tornou-se mais sofisticada e conservadora e as mulheres passaram a ter o hábito de costurar muitas das suas roupas em casa. Nesta época, os cabelos das mulheres voltaram a ganhar comprimento e os penteados começam a ser usados. As saias também eram mais longas, mas os vestidos já eram mais justos, destacando-se a cintura e os ombros femininos. As luvas e as boinas eram acessórios fundamentais para as mulheres.

1940-1950

Foto: Mente Flutuante

Influenciados pelos uniformes militares, o vestuário e calçado começaram a ser mais pesados e os ombros largos e a cintura fina tornaram-se tendência. Era preciso racionar, então os cortes passaram a ser simples, para evitar desperdício. Os cabelos das mulheres estavam mais compridos e os chapéus tornaram-se mais exuberantes.

Em 1947, a coleção New Look, de Christian Dior, é lançada e revoluciona o mundo da moda. O estilo é marcado pelas saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de salto alto. Realça-se uma mulher mais sensual e elegante.

1950-1960

Apesar de a coleção New Look ter sido criada na década anterior, foi em 1950 que ganhou mais fama, com saias rodadas e compridas que não passavam despercebidas. Mulheres como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn marcaram o mundo da moda com o seu carisma e sensualidade. O glamour voltou com forla!

1960-1970

Foto: Freepik

Esta década ficou marcada pelo surgimento das minissaias e vestidos mais curtos. O movimento hippie marca também a década: com ele surgiram os cabelos longos e as calças boca de sino.

1970-1980

A moda dos anos 70 não teve apenas um estilo que a caracterizasse, mas foi marcada por estilos e tendências diferentes. Cada um vestia aquilo de que mais gostava.

Apesar de o movimento hippie ter surgido na década anterior, foi nos anos 70 que ele se tornou mais popular. As calças boca de sino, os jeans, as roupas com franjas, padrões coloridos e psicodélicos e os vestidos floridos marcaram este ano. O vestido envelope tornou-se outro símbolo da década, mas, de forma geral, os vestidos deixaram de ser tão usados como nas décadas anteriores.

1980-1990

Foto: Freepik

Extravagância, excentricidade e inovação são as palavras que caracterizam estes anos. A moda era algo alegre e divertido! A cintura alta, os cabelos volumosos e o brilho eram grandes tendências nos anos 80. As roupas de treino em nylon e com várias cores fortes estavam muito em alta.

1990-2000

No início da década, a moda foi marcada por roupas coloridas, pelo predomínio do padrão xadrez, pelas mom jeans de cintura alta e camisas oversized. Com o passar dos anos, o estilo grunge e o minimalismo ganharam força. Os jeans rasgados, bandanas, jardineiras e roupas com corte simples com poucos detalhes passaram a ser mais vistos nas ruas.

2000-2010

Foto: KMazur/Getty Images

Essa década testemunhou uma atmosfera eclética, onde elementos do passado foram reinterpretados e combinados com novas expressões criativas. As calças de cintura baixa eram muito usadas combinadas com cintos grossos e detalhes em strass, além de blusas curtas.

Além disso, o hip-hop e a cultura do skate influenciaram fortemente o estilo, com o uso de roupas largas, camisetas oversized, calças jeans largas, bonés, tênis esportivos e correntes de ouro. Os óculos com lentes coloridas e o gloss também eram uma grande tendência.

2010-2020

Na década de 2010, camisas xadrez, jeans rasgados, coturnos e jaquetas de couro voltaram a fazer parte do guarda-roupa de muitas pessoas. A influência da cultura pop também desempenhou um papel significativo na moda desta época, com as roupas usadas por celebridades e personagens famosos de filmes e séries de TV ditando tendências e inspirando o público.

Por outro lado, o minimalismo também ganhou popularidade, com peças de roupa simples, cores sólidas e cortes limpos sendo valorizados. Os acessórios alcançaram um papel importante na moda dos anos 2010, com maxi colares e pulseiras.

Se você ficou com vontade de renovar o visual e investir em roupas que transmitam diferentes mensagens, fique tranquilo! Jaraguá do Sul tem várias lojas com roupas para você expressar toda a sua personalidade. Veja algumas em setemelhores.com.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento.