Jaraguá do Sul é um destino encantador que contempla uma ampla variedade de lugares e atividades para serem feitas. A cidade oferece um leque diversificado de experiências, desde momentos revigorantes ao ar livre, envoltos pela exuberante natureza local, até oportunidades de imersão no turismo religioso e visitas a museus ricos em histórias fascinantes. Veja quais são os pontos turísticos mais procurados do município:
Parque Malwee

Foto: Arquivo OCP News
Com certeza um dos maiores pontos turísticos de Jaraguá do Sul! Recebendo mais de 200 mil pessoas anualmente, o Parque Malwee abriga 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e uma infinidade de espécies de animais.
Aberto todos os dias da semana e com entrada gratuita, o local reserva diversos atrações para toda a família como o Museu Wolfgang Weege, trilhas de caminhada e bike, pista de bicicross, passeio de pedalinho, choupanas com churrasqueiras ao ar livre, restaurantes de comida típica e muito mais.
Morro Boa Vista

Foto: Arquivo OCP News
Localizado na margem direita do Rio Jaraguá, o Morro Boa Vista possui três picos, com denominações distintas: Morro das Antenas com 896 metros de altura, Morro do Meio com 824 e Pico Jaraguá com 926. Ao topo do Morro das Antenas, é possível chegar de carro.
O acesso tem início na Rua Domingos Rosa, no Bairro Ilha da Figueira, e da metade da subida em diante a inclinação da estrada chega a 45º em alguns pontos. O trajeto, de aproximadamente 7 quilômetros, tem pavimento de concreto até a Chiesetta Alpina.
No alto do morro foi construída, na década de 1980, uma rampa de voo livre utilizada para decolagens de parapente e de asa delta.
Considerada uma referência pelos praticantes destes esportes, é palco de competições estaduais e nacionais. O local não possui infraestrutura de sanitários, locais para pegar água potável ou qualquer tipo de comércio, por isso, recomenda-se que o visitante leve água e alimentos. A passagem pela fazenda é liberada diariamente das 6 às 18 horas, sem necessidade de autorização.
Chiesetta Alpina

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul
No Morro Boa Vista, fica a principal atração do turismo religioso de Jaraguá do Sul e uma das principais de Santa Catarina. Muitas pessoas fazem turismo religioso por motivos de conforto espiritual, para pagar promessas ou para orar por perdão ou salvação. Para outros, essa é uma forma de demonstrar sua devoção a uma fé.
A cada ano, milhares de visitantes, tanto locais quanto turistas, são atraídos pela beleza singular da Chiesetta Alpina. O espaço serve como um refúgio para aqueles que buscam momentos de contemplação e conexão espiritual.
Parque da Inovação

Foto: PMJS
Uma opção para quem quer relaxar em um verdadeiro recanto natural! Para sair da rotina e entrar em contato com a natureza muitas pessoas optam por frequentar um parque, respirar ar puro, caminhar descalço e se desconectar do “mundo real”. Para quem quer entrar de corpo e alma no aconchegante mundo da natureza, vale a pena visitar o Parque da Inovação, no Bairro Três Rios do Sul.
O parque é perfeito para relaxar, levar as crianças e animais para um passeio, ou até mesmo se exercitar caminhando ou pedalando. Os 55 mil metros quadrados de espaço estão divididos entre áreas de lazer, cultura e esporte. Já a natureza exuberante proporciona momentos de interação e prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida.
Parque Via Verde

Foto: Arquivo OCP News
Para Jaraguá do Sul, o Parque Linear Via Verde oferece uma experiência única e consolidada como ponto turístico. O local é fruto de um projeto inovador que combina sustentabilidade, mobilidade e convivência social em um só lugar. No coração da cidade, ligando a ponte do Centenário à ponte do Trabalhador e margeando o rio Itapocu, o parque se estabelece como um refúgio verde, onde é possível desfrutar de momentos em meio a paisagens deslumbrantes.
O modelo de parques lineares é bastante comum no mundo inteiro e esse é um dos motivos que faz com que tantos turistas queiram conhecer a Via Verde. Parques lineares são espaços urbanos planejados que seguem o curso de rios, córregos ou vias férreas, transformando antigas áreas desocupadas em corredores verdes revitalizados, como é o caso da Via Verde, localizada às margens do rio Itapocu.
Pico Malwee

Foto: Divulgação
Admirar a beleza do nascer e pôr do sol, apreciar uma vista panorâmica de Jaraguá do Sul, fazer uma caminhada para exercitar o corpo, um piquenique em família e aproveitar uma série de outros atrativos encantadores é algo que se torna possível no Pico Malwee, um belo cartão postal da cidade e um dos principais pontos de destino dos jaraguaenses apaixonados pela natureza.
Mantido pelo Grupo Malwee, o local possui 1,4 milhão de metros quadrados e é uma importante atração turística de Jaraguá do Sul e região. O pico fica a 550 metros de altura e possui ampla infraestrutura como choupanas com churrasqueiras, água corrente e energia elétrica, lanchonete, banheiros e dois mirantes para contemplar a bela paisagem de Jaraguá do Sul.
Centro Histórico

Foto: Divulgação
O Centro Histórico de Jaraguá do Sul é um prato cheio para quem gosta de relembrar tempos mais antigos e entender mais sobre o crescimento do município desde a sua fundação. São diversas edificações, monumentos históricos e atrativos para conhecer.
A colonização da área central do município iniciou por volta de 1895 e o desenvolvimento foi expressivo a partir da década de 1910, com a construção de novos pontos que impulsionaram o crescimento da cidade. São histórias que vêm e vão sem parar.