Agilidade, segurança, confiabilidade, precisão e qualidade. Essas são apenas algumas características do Sysmex® UN 3000, novo equipamento com sistema modular de automação em urinálise adquirido pelo Grupo Unimed Criciúma. Considerado o dispositivo mais moderno em uso no mercado de saúde a nível mundial, ele realiza o exame de parcial de urina e pode ser utilizado, também, para alguns fluidos biológicos.
Como trata-se de um equipamento modular, cada etapa do processo de análise é realizada em um dos três módulos e as interferências externas são reduzidas. O primeiro avalia a parte química da urina por fotometria (identifica os componentes químicos e, de forma reagente, se há alguma alteração) e por reflectometria (verifica a densidade).
No segundo módulo ocorre a citometria de fluxo por fluorescência (analisa as células, bactérias e estruturas anormais da urina). Já o terceiro fornece 40 imagens por uma câmera de alta definição para a revisão digital dos resultados, o que antes era feito de forma manual pelo microscópio – agora, minimamente necessário.
“Com esse novo processo, tanto o paciente, como o médico e o laboratório são beneficiados. O resultado é muito mais preciso, seguro e confiável para os pacientes. Com isso, o diagnóstico e tratamento tornam-se mais assertivos junto ao médico. Além do que, o processo é mais ágil e totalmente padronizado, otimizando a rotina e gerando um fluxo de laboratório muito melhor”, explica a gestora laboratorial da Unimed Criciúma, Marcela Hilário Tiscoski.
Tendo a atitude inovadora como um de seus principais valores, a cooperativa investe constantemente em inovação e tecnologia para aprimorar processos, melhorar resultados e facilitar a rotina de seus clientes, cooperados e colaboradores, conforme destaca o presidente da instituição, Leandro Avany Nunes.
“Esse sistema modular de automação em urinálise é um grande avanço para a nossa rede laboratorial. De forma geral, é um novo cenário em diagnósticos por análises clínicas e que oferece inúmeras vantagens, mas a principal é garantir mais segurança e precisão no resultado aos pacientes, o que já era um diferencial da Rede Laboratorial da Unimed Criciúma e tornou-se ainda melhor”, pontua Nunes.