Medalha de ouro na classe 49er nas Olimpíadas de Pequim 2008, Martin Kirketerp vem tendo um 2023 agitado. Em seis meses, o atleta de 40 anos foi atingido por um raio enquanto velejava e depois teve o barco atacado por uma baleia orca.
O acidente com o raio ocorreu durante a etapa de Cingapura da SailGP, competição internacional de vela por equipes, na qual foi vice-campeão. Ele passou a noite no hospital em observação e foi liberado pela manhã.
“Eu funcionei como um para-raios humano. Foi uma experiência muito desagradável, porque vai de zero a 100 em uma fração de segundo, você só espera que termine logo. Fiquei com medo, admito – disse Martin. – Você sente como se estivesse rasgando todo o seu corpo. O positivo é que dura apenas alguns segundos. Acabou num piscar de olhos, mas enquanto está acontecendo, é intenso. Não consegui sentir meu braço depois”, contou.
Olympic gold medallist Martin Kirketerp has been struck by lightning and attacked by killer whales this year.
The Dane explains what went through his mind, as the lightning went through his body. @SailGPDEN @dansksejlunion
— The Olympic Games (@Olympics) July 7, 2023
Mais recentemente, o dinamarquês disputava a regata de volta ao mundo The Ocean Race – que passou por Itajaí -, quando uma família de baleias orcas colidiu com o barco no Estreito de Gibraltar. Os animais só deixaram o local após meia hora com a equipe fazendo barulho no casco da embarcação.
“Nós vimos algumas barbatanas grandes se aproximando no horizonte e era uma família de baleias vindo ao encontro do nosso barco, dois adultos e um bebê. Eles queriam brincar. Nós baixamos as velas e tentamos ficar parados. Ficamos mais chateados porque vimos nossos rivais nos ultrapassando. Elas deram uma boa surra no barco. É um animal muito grande e pesado, então quando eles batem com a cabeça no leme, o barco inteiro treme. Tive muito medo que o leme quebrasse”, disse.