Em 2023, a Nanete Têxtil completa 65 anos de história. A empresa é referência no universo têxtil na fabricação e comercialização de malha em rolo. A história começou em meados de 1958 com a fundadora, Dona Ester Valentin Menel, fabricando e comercializando lingeries. Um tempo depois a produção expandiu para moda praia e Prêt-à-Porter. As vendas iniciaram em Jaraguá do Sul e Joinville e depois passaram para a região norte do estado.
Hoje a empresa tem uma trajetória repleta de dedicação, perseverança, prezando pela qualidade dos produtos oferecidos aos clientes. Com o passar do tempo, o filho de Dona Ester, José Gilberto Menel, deu continuidade ao trabalho, expandindo as linhas de atuação da Nanete. Visionário, passou a comprar fios e tecer as malhas.
Além disso, a tinturaria, que durante um tempo foi terceirizada, passou a ser feita na própria sede, atendendo a Nanete e outras empresas da região. Hoje a tinturaria é automatizada para entregar trabalhos de alta qualidade.
A Nanete está constantemente buscando a melhor tecnologia e almejando o crescimento, conquistado com muito trabalho e dedicação. Da tecelagem, para tinturaria, estamparia rotativa e estamparia digital, a empresa é reconhecida como uma das maiores tecelagens do Brasil, contando com mais de 180 teares em funcionamento, com a mais avançada tecnologia e variedade de produtos.
Transformando fios em tecidos a Nanete foi evoluindo. Hoje a empresa destaca-se no cenário têxtil nacional por sua qualidade e preços competitivos nas malhas que produz. Investindo no relacionamento com os clientes, a Nanete recebe visitantes de todo o Brasil para conhecer o parque fabril.
Além disso, a empresa conta com uma equipe de representantes capacitados, atendendo clientes em território nacional, no Paraguai e Argentina. Também possui um Showroom em São Paulo, onde os clientes têm a oportunidade de vivenciar a experiência do contato com as malhas, texturas e personalizar estampas.
Com o passar do tempo, dedicação dos proprietários e time de colaboradores, a Nenete segue crescendo cada vez mais. Em 2011, com o falecimento do Sr. Gilberto, a empresa passou a ter à frente da administração a esposa dele, a Sra. Cenira e os filhos Tcharla e Julio. Hoje a capacidade de produção da empresa é de 750 toneladas por mês. O foco da Nanete é manter sólidos os valores, que norteiam as ações da empresa e proporcionam evolução constante.
Preocupação com o meio ambiente
O parque fabril conta com uma área de 40 mil metros construídos e 75 mil metros de mata preservada, o que reforça a preocupação e cuidado da empresa com o meio ambiente. Possui sistemas de geração de energia e estação de tratamento para a água que é usada nos processos produtivos. A empresa se preocupa em ter a certeza de estar devolvendo ao meio ambiente água tratada. Além disso, existe um programa de reciclagem de todo o material que sai da empresa.
Time de colaboradores
A Nanete se destaca no mercado pela qualidade e inovação em cada produto. Por trás disso, existe uma equipe de 500 colaboradores que atuam no desenvolvimento e produção das malhas, além dos setores administrativos e logística. A empresa está sempre focada em uma administração que valoriza e desenvolve sua equipe, bem como preocupada com o bem-estar e qualidade de vida de cada funcionário.
Pensando nisso, são desenvolvidas constantemente ações que prezam por isso, ampliando a gama de benefícios oferecidos. A empresa conta com um programa jovem aprendiz, contribuindo com a formação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho.
Saiba mais
A Nanete Têxtil é uma empresa jaraguaense, há 65 anos tecendo, colorindo e estampando histórias. Para saber mais sobre a empresa e acompanhar, acesse o site, Facebook, Instagram e Linkedin.