Festa Estadual do Colono deve atrair 25 mil visitantes de diversas regiões de SC

Presidente da Sociedade, Johny Hass | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

08/07/2023 - 07:07 - Atualizada em: 10/07/2024 - 16:51

Cerca de 25 mil pessoas de diversas cidades de Santa Catarina devem participar da 28ª edição da Festa Estadual do Colono, que teve início na noite desta sexta-feira (7) e vai até o domingo (9), na Sociedade Centenário, em Rio da Luz.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), é um dos mais tradicionais do interior de Jaraguá do Sul e faz parte do calendário de eventos dos 147 anos do município, comemorado em 25 de Julho, data que também marca o Dia do Colono e o Dia do Motorista.

A programação é bastante diversificada, com atrações para toda a família. Na abertura, nesta sexta-feira, antes de iniciar o baile, ocorreu a escolha da Rainha e das Princesas da festa, além da abertura da exposição de animais, máquinas, carros, empresas e produtos regionais e início do 2º leilão de gado, com venda direta.

Exposição de animais é uma das atrações da festa | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Um dos pontos altos da programação neste sábado (8) é a 20ª Carreata dos Motoristas, marcada para as 15h, com a participação de mais de 200 caminhoneiros, em homenagem à categoria que, junto com os agricultores, são essenciais para o desenvolvimento do país.

Também na tarde deste sábado ocorre a escolha da Rainha e Princesas Mirins. No encerramento da festa, no domingo (9), os participantes podem fazer a “colheita” gratuita de frutas e verduras que decoram o salão de baile.

Cultivando tradições

Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, foi organizada uma programação bem eclética, que atenda toda a família e vários gostos. Porém, as festas tradicionais das sociedades culturais merecem um especial destaque, pois perpetuam as tradições e valores dos antepassados que colonizaram a região e transformaram Jaraguá do Sul num município pujante e que serve de modelo para todo o país. “Assim como foi no ano passado, a nossa expetativa é que vamos superar em número de público e o grau de satisfação porque pensamos como muito carinho nessa programação”, declarou.

O presidente da Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário, Johny Arnoldo Hass, que está no cargo desde 2017, conta que no início a festa era um baile do colono. Depois o evento começou a ter exposição de animais, atraindo um público maior, e atingiu a grandeza que tem hoje a partir de 2018, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.

Bandas animam a festa

Vários shows prometem agitar os três palcos da festa: Banda Mercosul, Furacão da Vaneira, Mateus Menin e Talagaço (sábado) e Adler’s Band, Pedra no Rim, Grupo Explosão e JJSV (domingo), entre outras.

Ainda na programação da festa, estão o Passeio 4×4 Transcolono, Trilhão Crosslono, 20ª Carreata dos Motoristas e escolha e coroação da Rainha e das Princesas Mirins.

Neste sábado, a entrada será livre até às 22h. No domingo, não haverá cobrança de ingresso.

Trabalho voluntário

Cerca de 100 voluntários ajudam nos preparativos do evento | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Os três dias de festa envolvem a participação de cerca de 100 voluntários, entre sócios, familiares e amigos. Dona Valmíria, mãe do presidente da Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário, Johny Arnoldo Hass, é uma das voluntárias da cozinha e sua especialidade é o preparo do tradicional strudel de queijo.

Dona Valmíria, mãe do presidente, Johny Hass, é uma das voluntárias na cozinha e sua especialidade é o strudel de queijo | Foto: Fábio Junkes/OCPNews

Além de pratos típicos da culinária alemã, como o marreco recheado, também há buffet e venda de churrasco, pães, bolos e cucas. No ano passado foram vendidos cerca de duas mil peças de churrasco e, segundo Hass, o lucro obtido com a festa é investido em melhorias da sociedade.

Inclusive, este ano a estrutura física da festa ganhou uma importante melhoria, com a construção de um amplo banheiro feminino, feito com recursos no valor de R$ 100 mil repassados à Sociedade pela Secel.

Outra novidade nesta edição da festa é o ciclo de capacitações voltadas aos agricultores. Além das palestras, consultores do Sebrae estarão à disposição no local para tirar dúvidas. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, em parceria com o Sebrae.

Serviço

O quê: 28ª Festa Estadual do Colono
Onde: Sociedade Desportiva e Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário
Endereço: Rua Eurico Duwe, 6.755 – Localidade: Rio da Luz II
Informações: (47) 9-9928-5991, com o presidente Johny Arnoldo Hass

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.