O Itamaraty autorizou a realização de um concurso público para preenchimento de 20 vagas de diplomata. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) da última quinta-feira, 29.
As informações são da IstoÉ Dinheiro.
O Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, será responsável pela divulgação do edital do concurso. Essas vagas se somam à primeira autorização, publicada em março, que liberava o concurso para 30 vagas.
As inscrições poderão ser feitas no site iades.com.br com início no dia 06 de julho até 03 de agosto.
O processo será em três etapas. A primeira é composta por uma prova objetiva composta por questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
A segunda fase do concurso será composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, abordando questões de língua portuguesa e língua inglesa. Nesta etapa, serão estabelecidas notas mínimas para aprovação.
A terceira fase do concurso também será composta por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os seguintes temas: história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa. Também será exigida uma nota mínima para aprovação nessa fase.
A nomeação dos candidatos selecionados dependerá da disponibilidade orçamentária por parte da Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento.