Na segunda quinzena de julho, o 40º Festival de Dança de Joinville receberá um fluxo de profissionais e visitantes que abrangerá 25 das 27 unidades federativas brasileiras, além de países como França e Paraguai.
A programação, além de agitar a cena cultural, também vai movimentar a economia da cidade.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
“Sempre que se realiza um evento, 52 setores são impactados positivamente. É muito abrangente. O Festival de Dança, sem dúvida, é uma referência para os setores de gastronomia, hotelaria e turismo. É extremamente positivo”, afirma Guilherme Kulkamp, coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia e Eventos da CDL Joinville.
De acordo com ele, é esperado um incremento na ordem de 15% no faturamento de bares, lanchonetes e restaurantes.“O impacto na economia não é só na região central, mas em toda a cidade. Para suprir o aumento da demanda, os restaurantes acabam contratando garçons freelancers e os hotéis, camareiras extras. Isso vale também para os motoristas de aplicativos e trabalhadores de segmentos como limpeza e segurança. Esses profissionais que recebem recursos adicionais consomem também nos comércios, lanchonetes, padarias, salões de beleza e supermercados dos bairros”, avalia.
As perspectivas otimistas são compartilhadas por Ana Luiza Moeller Wetzel, presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região – VivaBem. Ela prevê aumento na ocupação do setor hoteleiro da cidade, que ao longo do ano, normalmente, é mais movimentado pelo turismo de negócios:“Festival de Dança é sempre ótimo para hotelaria. Ocupação de quase 100% durante duas semanas. Expectativa de cidade lotada durante todo o período, com movimentação nos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, shopping centers e comércios”.
Na avaliação de Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, “o evento impacta positivamente toda a cadeira turística, desde a rede hoteleira, que historicamente tem sua maior ocupação do ano durante o evento, até setor de transporte, alimentação e comércio em geral”.“Destaca-se, ainda, o incremento às empresas e profissionais do setor responsáveis pela montagem e operacionalização do evento”, acrescenta. Para o presidente, “o Festival de Dança é um importante propulsor do turismo, uma experiência inesquecível para os seus participantes e visitantes, e, sobretudo, um grande orgulho para a nossa cidade”.
Serviço
O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.https://www.eticketcenter.com.br/) e das 13 às 17h, no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos. Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br.
Quando: 17 a 29 de julho de 2023. Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região. Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura – Governo Federal. Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo. Venda de ingressos: via Ticket Center (