O exercício está sendo realizado na região do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e seus arredores, na Rua Gustavo Hagedorn, no bairro Nova Brasília.
Fotos: Fábio Junkes
A primeira oficina ocorreu às 8h, com a palestra do coronel Araújo Gomes sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO). Estão envolvidos no treinamento a Polícia Militar Ambiental, o Grupamento Aéreo, Cavalaria, Batalhão de Choque, Corpo de Bombeiros Militar, Jeep Club, Defesa Civil, Grupo de Radioamador, bombeiros voluntários de Jaraguá e Guaramirim, grupo Gerar, clube de canoagem Kentucky, além do efetivo do 14ºBPM.
As ações que serão desempenhadas quinta, sexta e sábado serão:
- Treinamento de efetivo da PMSC em Sistema de Comando em Operações (SCO), visando adquirir competências para ações de ordem pública em eventos adversos de origem natural ou antrópica, usando como cenário, áreas atingidas por cheias e deslizamentos;
- Treinar efetivo da PMSC nas técnicas de Sistema de Comando em Operações (SCO) em desastres naturais com participação de agências civis;
- Treinar apoio em operações de resgate em área de inundação;
- Treinar operações de resgate em área de deslizamentos e instabilidade geológica;
- Treinar montagem posto de comando e de acampamento base para um Sistema de Comando em Operações.
- Desenvolver doutrina de emprego do BPMAH.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) é constantemente acionada para atuar em eventos adversos, variando de pessoas perdidas ou acidentadas na mata até desastres naturais. É comum nesses eventos adversos, a Corporação compor com outras agências ou instituições para agir nas missões necessárias. Diante desse contexto, a devida preparação do efetivo e material para operar a cada situação, são essenciais para o sucesso das missões de socorro a população. O Batalhão de Ajuda Humanitária, unidade da PMSC responsável por esses treinamentos, conta com diversos equipamentos específicos e 270 policiais treinados para emprego nesses eventos.
Foto: 14 BPM
Com informações da Polícia Militar de Santa Catarina