A nova vacina para prevenir a dengue deve começar a ser comercializada nesta semana. A princípio, o imunizante estará disponível em clínicas privadas a partir do dia 1º de julho.
De acordo com comunicado da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o valor do imunizante, batizado de “Qdenga (TAK-003)”, terá variação dependendo do estado e deverá ser de R$ 350 a R$ 500 para o consumidor.
A nota afirma que “As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”.
Aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da nova vacina, para aplicação em pessoas com idades entre 4 e 60 anos. A dose pode ser aplicada de forma preventiva ou em quem já teve dengue, em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O período de proteção é de 12 meses.
A composição do imunizante inclui quatro sorotipos do vírus e a sua avaliação clínica apontou que a vacina possui eficácia de 80,2% contra a dengue.