O ex-presidente nacional da OAB Claudio Lamachia esteve em Joinville, na última segunda-feira (19), para participar do 3º Encontro Jurídico.
Organizado pelo advogado Jonathan Zago Appi, o evento tem o objetivo de unir a classe e discutir temas importantes para a atividade profissional.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Justamente por isso, em um momento de insegurança jurídica no país, a reunião de ontem debateu as prerrogativas do advogado e a garantia ampla e irrestrita do exercício da função.
“Nós temos visto advogados sem acesso a processos, sem conseguir falar com ministros, tendo as prerrogativas violadas, sem conseguir entrar nos presídios para falar com seus clientes. A atividade da advocacia é muito importante, é a mediadora entre o Poder Judiciário e o cidadão, e se for tolhido o direito do advogado de ter acesso aos processos e aos clientes, estará sendo tolhido o direito do cidadão”, afirmou Appi.
Claudio Lamachia
Appi afirmou que o nome de Claudio Lamachia foi escolhido para a palestra devido à sua trajetória profissional e suas gestões no comando da OAB gaúcha e nacional.
“Dr. Lamachia é um grande amigo, temos uma relação pessoal, e, como ex-presidente da Ordem, já defendeu casos emblemáticos e realmente deu as soluções que deveriam ter sido dadas no momento”, disse Appi.
Lamachia esteve à frente da OAB nacional de 2016 a 2018. Antes disso, foi vice-presidente da Ordem e presidiu a OAB-RS em duas gestões (2007/2009 e 2010/2012).
Conhecido por seu estilo combativo em defesa dos advogados, ele também participou ativamente, como presidente da OAB, dos impeachments de Dilma Rousseff, Eduardo Cunha e afastamento de Renan Calheiros. Além disso, durante sua gestão, a entidade protocolou um pedido de impeachment de Michel Temer.
“O Jonathan foi muito enfático nesse convite, porque eu não tenho, de fato, viajado muito para dar palestras. Fui presidente nacional da OAB, mas agora tenho me dedicado mais às atividades profissionais no meu escritório de advocacia. Mas o Jonathan, como um bom amigo e um guerreiro para suas causas, acabou me convencendo e fiquei muito feliz de ter vindo aqui. Foi um momento agradabilíssimo com todos esses colegas”, destacou Lamachia.
Defesa das prerrogativas dos advogados
Em relação ao momento da advocacia, Lamachia destacou que a atividade dos operadores do direito está passando por mudanças.
“Nós estamos experimentando uma transformação, principalmente em função da tecnologia. Coisas que eu jamais imaginei que fosse vivenciar, como um ChatGPT, já são realidade. Hoje nós temos a virtualização de processos na sua plenitude e, se isso for bem usado, eu concordo. Agora, não podemos usar a virtualização para ferir as prerrogativas da profissão do advogado. Porque, ao fazer isso, estamos prejudicando o próprio cidadão”.
Lamachia ressaltou, em sua palestra, a importância de o advogado saber lidar com os avanços tecnológicos sem que isso fira seus direitos e, por isso, enalteceu o evento por propor esse debate.
“A advocacia tem que, cada vez mais, estar unida em torno de ideias e, principalmente, debater os temas que dizem respeito à nossa atividade profissional. Um tema como prerrogativas me agrada muito, porque a minha história toda na OAB foi basicamente vinculada a isso”, pontuou Lamachia.
Encontro Jurídico
Organizado por Jonathan Zago Appi, o Encontro Jurídico conta, atualmente, com o apoio dos advogados Jovenil Arruda, Edson Hodecker, Rodrigo Brenneisen, Juan Berti e Joel Rosa.
Sem vínculos partidários nem políticos, o objetivo do evento é que, a cada encontro, um tema relevante seja discutido com a participação de um convidado de destaque.
A reunião anterior contou com a participação do prefeito Adriano Silva para um debate sobre precatórios e tributos municipais, bem como conciliação no âmbito da administração pública.