Um incêndio atingiu um edifício na manhã desta quinta-feira e uma idosa de 62 anos precisou ser socorrida devido à inalação de fumaça, em Criciúma. A ocorrência foi registrada por volta de 6h45min na Rua Porto Alegre, no bairro Brasília.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio iniciou e ficou concentrado no quadro elétrico da edificação, atingindo os quadros do 1°, 2° e 3° pavimento. O combate inicial foi realizado pelos moradores, sendo utilizados extintores e o sistema hidráulico preventivo da edificação.
“A guarnição efetuou o rescaldo utilizando o sistema hidráulico, sendo que, devido à grande quantidade de fumaça nas áreas comuns, foi realizada ventilação forçada com pressão positiva utilizando, os dois ventiladores, a combustão da viatura. O elevador foi aberto de forma manual para verificar se havia alguém no interior, e encontrava-se parado no térreo. No que tange ao gerenciamento dos riscos, os sistemas, elétrico e de gás, já haviam sido desligados pelos moradores”, detalhou a corporação.
Durante a busca por possíveis vítimas, a moradora de um dos apartamentos foi encontrada na janela do quarto, relatando dificuldade respiratória por conta da grande quantidade de fumaça no interior do apartamento.
“Em contato com a guarnição, ela perdeu a consciência, sendo utilizada a máscara de resgate para retirada da vítima até a chegada no 4° andar, onde foi iniciada oxigenoterapia, ao qual a idosa retomou a consciência e foi conduzida pelo ASU-311 ao UPA da Próspera. A porta de outro apartamento foi arrombada com a autorização do síndico, sendo que o morador não respondeu ao chamado da guarnição e não atendeu o contato telefônico. Não havia ninguém no interior. O alarme de incêndio já havia sido acionado pelos moradores. Durante o atendimento da ocorrência, a equipe de manutenção elétrica esteve no local e, após a finalização dos trabalhos, o síndico foi orientado a verificar juntamente com todos os moradores o desligamento dos fogões antes de religar o sistema de gás. Após demais procedimentos e orientações, o local foi deixado, em segurança”, concluíram os bombeiros.