Uma falha de algoritmos levou a usuários pesquisando pelo termo “presidente do Novo” no Google neste domingo (11) a terem uma surpresa: o site de buscas listava como resultado mais proeminente a foto e informações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Perguntas semelhantes levavam ao mesmo destaque de sugestões de resposta. Esse equívoco da plataforma foi prontamente percebido pelos usuários e gerou repercussão nas redes sociais e nos canais de notícias.
O atual líder do Novo é Eduardo Ribeiro, e a presidente do PT é Gleisi Hoffmann. Os partidos estão em posições contrárias no Congresso, com o Novo se destacando na oposição ao governo.
Além de Lula, outros políticos sem nenhuma conexão com o Partido Novo foram listados, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ainda foram sugeridos como buscas relacionadas.
A suspeita é que o algoritmo de buscas do Google tenha interpretado o input não como “presidente do partido novo”, mas como “presidente novo”, como em “quem será o novo presidente do Brasil”.