Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Recados a Lira – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

08/06/2023 - 07:06

Lula da Silva, o ex-tudo do PT, não é Dilma Rousseff. Isso é inquestionável. O atual presidente é bem mais astuto e preparado politicamente. Ela foi cassada pelos deputados que estavam sob a presidência de Eduardo Cunha lá em 2016 porque se achou a toda poderosa. Por mais que tenha falado asneiras, bobagens, Lula III tem senso de sobrevivência política. E sabe fazer o jogo.Quando percebeu que o deputado Arthur Lira tinha derrubado seus decretos e seus projetos, o ex-mito puxou o freio de arrumação e chamou o parlamentar para conversar.Lira derrotou Lula da Silva no Marco Temporal e em outras medidas. O deputado mandou claros recados. O Planalto recuou mas também mandou seus recados. É recado pra lá, pra cá.Uma beleza.

Agora vaiLula assumiu a articulação política, mas a Polícia Federal realizou operações em Alagoas e em Brasília, tendo Arthur Lira na mira. Não ficou só nisso. O ministro Dias Toffoli desengavetou uma denúncia de 2019 contra Lira.O processo já havia sido julgado e o deputado foi condenado.

Alto láDias Toffoli pediu vistas antes do resultado final do julgamento. Ficou três anos sentado em cima da denúncia, apesar da condenação do deputado.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Colo do paiArthur Lira seguramente se comprometeu a ser mais obediente ao Planalto e a denúncia foi soterrada.

MusculaturaLira, presidente da Câmara e chefe do Centrão, é poderoso. O governo e o STF mandaram recados a ele. Se fosse um cidadão inatacável, tudo bem. Mas o alagoano não serve para santo. E não tem interesse em uma conflagração, numa rebelião contra o governo.

 

Mundo encantadoLula da Silva deve ter dias mais tranquilos a partir de agora quando o assunto é a Câmara dos Deputados. No Senado, ele já tem lá um vassalo. Essa denúncia contra Lira foi para a gaveta. Mas tem outras contra o poderoso parlamentar das Alagoas.
Falando grossoSupremo e Planalto mandaram recado ao presidente da Câmara. Inclusive as conversas sobre semipresidencialismo, que avançavam, subiram no telhado. Nos bastidores, Arthur Lira vinha conjecturando nessa direção.
Lula III A ideia era transformar Lula numa Rainha da Inglaterra, tese defendida por Michel Temer e Gilmar Mendes lá atrás. O tal semipresidencialismo. Diante da reação pesada do STF contra Lira, esse assunto certamente saiu da pauta.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp