Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores aprovam desapropriação amigável e Rota das Cachoeiras passará a ser do Município de Corupá

Foto: Divulgação/Prefeitura de Corupá

Por: Elisângela Pezzutti

07/06/2023 - 15:06 - Atualizada em: 07/06/2023 - 15:44

A Câmara de Vereadores de Corupá, aprovou na sessão desta segunda-feira (5), a desapropriação amigável da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), onde está inserida a Rota das Cachoeiras, na região da localidade do Rio Novo Alto. Com a aprovação do projeto de lei 19/2023, o local passa a ser de propriedade do Município de Corupá, assim que o prefeito em exercício Cláudio Finta, sancionar a lei.

São 1.153,66 hectares (mil, cento e cinquenta e três e sessenta e seis três hectares), pertencentes à empresa Florestal Rio Canoas Ltda, com sede em Lages (SC). Na desapropriação amigável, o Município pagará à empresa o valor de 650.003,00 (seiscentos e cinquenta mil e três centavos), que serão usados para o georreferênciamento e regularização da área.

A Rota das Cachoeiras está fechada para os visitantes desde junho de 2020, após um ciclone bomba atingir a região e danificar as trilhas, e permaneceu nos últimos anos em função assim da pandemia da Covid-19.

Com percurso de 2.900 metros de extensão, a rota é formada por 14 chachoeiras. A 14ª, chamada de Salto Grande, é a maior de Santa Catarina.

Anualmente, cerca de 40 mil pessoas visitam o parque e incrementam a economia local. “Este é um momento histórico para Corupá, pensei que isso nunca ia acontecer, mas agora é realidade”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Millnitz, que lembra a importância do turismo para a economia corupaense, especialmente da Rota das Cachoeiras.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.