Na música, há vários naipes e timbres de vozes e instrumentos. Além da partitura que contêm as notas e tempos a serem tocados, é necessário um maestro. E nesta sexta-feira (9) e no domingo (11), cinco maestros vão compartilhar a regência no Concerto “Legado Feldens: A paixão pela música”.
O concerto acontecerá no palco em que o Maestro Ricardo Feldens conhecia muito bem, o Grande Teatro da Scar, às 19h30, em ambos os dias. As músicas serão tocadas pela Orquestra Jovem Scar, Orquestra de Cordas, Camerata Scar, Grupo de Câmara, Coral da Scar e convidados.
A história de Feldens se confunde com a da própria entidade cultural. O maestro de riso fácil, de trato carinhoso e ao mesmo tempo firme com seus alunos, foi o grande responsável pelo renascimento da orquestra, em 1987, e era o grande mentor, professor e entusiasta da Camerata, Orquestra de Cordas e Grupo de Câmara. Crianças, adolescentes e adultos tiveram a mão, o olhar atento e principalmente os ouvidos do mestre como primeiro guia na música.
Uma das alunas guiadas nesse caminho musical, foi a violista e hoje maestrina, Martina Laís Kienen. Assistente de Feldens, ela lembra que o maestro pediu algumas vezes para ela ensaiar a orquestra para que ele pudesse ficar com a mulher, que estava internada.
“Eu era assistente dele já nos últimos anos. A esposa dele estava doente e eu sei o quão importante foi o apoio da orquestra para ele. Nós éramos a família dele também, então a gente deu muito apoio para ele. Foi nesse momento que aconteceu de eu começar a ensaiar a orquestra, porque ele também muitas vezes estava com ela. ‘Então Martina, tu podes fazer um ensaio pra mim?’. ‘Posso, seu Ricardo’. Eu já era assistente dele, mas até então só ajudava nas partituras, então começou a precisar dessa minha presença ali como maestrina”, comenta.
Martina assumiu de vez a regência da Orquestra de Cordas e Camerata, que até então tinham a batuta de Feldens, no dia de seu velório, em 1 de setembro de 2019. Segundo ela, a orquestra não parou uma semana após a morte de seu mestre.
“Foi um momento em que todos estavam muito engajados para que tudo desse certo, porque a gente queria fazer o melhor pra ele. E continua querendo. Mas aquele momento era um momento ‘meu Deus, o seu Ricardo’. Um já foi me ajudando a pegar partitura e todo mundo chorando junto. E naquele momento a gente se uniu de uma forma que queria que aquilo continuasse, tanto é que não paramos uma semana depois que ele faleceu, porque não queríamos perder o calor do grupo e não queríamos que aquele espírito do Ricardo Feldens se perdesse”, salienta a Maestrina.
Regendo, ensinando e tocando seu violoncelo, Feldens era, e continuará sendo, uma inspiração para todos que amam a música. “Legado Feldens: A paixão pela música” celebra as ideias cultivadas pelo Maestro, mostrando que seu trabalho continua vivo e florescendo, tornando-se um legado sólido e duradouro na música catarinense.
Os ingressos, que são gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do Centro Cultural, das 8h às 20h, ou pelo site do Ticket Center (https://bit.ly/3qqMco8).