Integrante do quadro da Fifa, Charly Wendy Straub Deretti foi envolvida em uma polêmica após um pênalti marcado no jogo entre Amazonas e Remo, pela Série C do Brasileiro.
Aos 7 minutos do segundo tempo, quando a equipe manauara vencia por 2 a 0, o atacante Muriqui, do Remo, recebeu passe na área e caiu após receber leve toque do zagueiro Thiago Spice, que fez a árbitra natural de Jaraguá do Sul marcar a penalidade.
O lance acabou gerando muita polêmica e viralizou pelo Brasil com o apelido de “pênalti fantasma”. Porém, o próprio infrator foi às redes sociais no início desta semana, confirmou que cometeu a falta dentro da área e defendeu Charly, alvo de muitas críticas nos últimos dias.
Veja o vídeo:
Remo 1 x 2 Amazonas pela Série C e o árbitro marcou esse penalti absurdo: pic.twitter.com/WaaQyobvFe
— Rodrigo Padilha (@padilha_rc) May 15, 2023
“Tenho que ser homem e admitir que meu pé toca o pé do atacante. Está sendo injusto alguns comentários que estão fazendo sobre a árbitra do jogo sobre esse lance. É um toque leve onde eu mesmo perco a passada e até caio. Foi pênalti sim”, escreveu.

Foto: Reprodução Instagram
O jogo terminou com vitória do Amazonas por 2 a 1.
História na arbitragem
No quadro da Fifa desde 2020, Charly iniciou na profissão em 2012 e passou a integrar o quadro de arbitragem catarinense quatro anos depois, atuando em torneios profissionais no Estado a partir de 2017.
No ano seguinte, ingressou no quadro da CBF até receber a primeira oportunidade no profissional masculino em 2019 ao apitar o jogo entre Sergipe-SE e Coruripe-AL, no dia 8 de junho, pela Série D do Brasileiro.
De lá para cá, ganhou oportunidades nas Série C, B e A, além da Copa do Brasil e competições femininas, como o próprio Brasileirão, Libertadores e amistoso da seleção brasileira. No ano passado, aliás, ela apitou a grande final do Brasileiro entre Corinthians e Internacional, na Neo Química Arena, em São Paulo.