Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Obras na Praça Ângelo Piazera em Jaraguá do Sul estão chegando ao fim

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/05/2023 - 10:05 - Atualizada em: 16/05/2023 - 10:27

A restauração da Praça Ângelo Piazera, localizada no Centro de Jaraguá do Sul, está em fase final. As equipes estão concentradas nos acabamentos finos, pintura, colocação de revestimentos cerâmicos, finalização da pavimentação, instalação da cobertura do palco, escada e pergolado metálico.

Em breve, será iniciada a instalação do mobiliário da praça e, ainda neste mês, será realizada a revitalização do calçadão. Além disso, haverá a substituição de bancos e lixeiras, reforma dos balizadores e construção de novos canteiros. A previsão é de que a obra seja concluída e entregue em julho.

Foto: Divulgação PMJS

Com design contemporâneo, o projeto traz uma inovação arquitetônica, com espaços atraentes para lazer, cultura, alimentação e diversão, atendendo a todas as faixas etárias. Essa é a proposta de requalificação da Praça Ângelo Piazera, que enfatiza sua natureza de ponto de encontro, transformando-a em um parque no coração da cidade.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, ressalta que esta obra é muito importante para a cidade. Segundo ela, desde 2017 a Administração Municipal planejava esta melhoria.

“Com essas mudanças, a nova Praça Ângelo Piazera terá mais espaço de convivência, atraindo ainda mais pessoas.”

Ela lembra, ainda, que este projeto prevê a readequação de uma antiga quadra de esportes, que se transformou numa pista de skate.

“Vamos construir uma estrutura adequada para o skate no Parque da Arena, para contemplar as pessoas que praticam este esporte”, acrescenta a secretária.

Foto: Divulgação PMJS

Toda a obra está sendo feita com recursos próprios do Município, inclusive, o projeto foi elaborado internamente pela arquiteta Graziela Bortolini e equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

“É uma obra muito esperada e merecida para Jaraguá do Sul. É uma de muitas que ainda temos pela frente”, comenta o prefeito Jair Franzner.

Mudanças

Na Praça Histórica, o objetivo é valorizar os monumentos e preservar a simetria do paisagismo original, com as seguintes ações:

  • Acesso demarcado ao Marco Zero, restauração da Rosa dos Ventos e modernização dos totens de identificação dos símbolos nos pontos cardeais.
  • Acesso e paisagismo de destaque para a efígie de Ângelo Piazera sobre bloco de mármore.
  • Gazebo em substituição ao antigo chafariz.
  • Museu Emílio da Silva com rampas e escada nova no acesso principal.
  • Os letreiros com os dizeres “Eu Amo Jaraguá do Sul” se tornam monumentos, reforçam a identidade entre moradores, turistas e o local. Incentivam a publicação de pontos turísticos do município e as pessoas a divulgarem fotos da cidade.
  • Nivelamento do acesso de veículos para garantir acessibilidade ao pedestre.
  • Vagas exclusivas para funcionários e de carga e descarga.
  • Totens de fornecimento de água e energia para ocupação eventual de food truck.
  • A proposta de requalificação utiliza um perfil contemporâneo para agregar diversas funções para diferentes grupos de pessoas, enfatizando a característica de ponto de encontro deste local.

Foto: Divulgação PMJS

Praça Contemporânea

A ideia é criar novos fluxos a partir dos pontos de interesse, com mobiliários que proporcionem um lanche na praça, um jogo, um bate-papo ou somente um descanso na sombra. Para tanto, está sendo realizada uma série de melhorias, tais como:

  • Reforma do edifício existente para uso comercial e gastronômico, com inserção de mesas e bistrôs na área externa.
  • Área de convivência.
  • O novo playground terá piso emborrachado para atenuar o impacto e brinquedos inovadores.
  • A pintura do muro representa a paisagem dos morros que se avistam da praça com agarras para escalada até meia altura.
  • Sombreamento artificial com elementos de cinco metros de altura para garantir conforto térmico e permeabilidade na circulação.
  • Mobiliários agrupados em diversas configurações para permitir o descanso e convívio entre pessoas.
  • Sombreiro metálico.
  • Palco – Anfiteatro.
  • Bancos em nível inferior em frente ao palco e pergolado com balanços para adultos que proporcionam formas distintas de usufruir a praça.
  • Equipamentos para práticas esportivas comuns na área central, como corridas, caminhadas e pedaladas.
  • Fontes interativas musicais e iluminadas em espaço protegido para diversão das crianças e para espetáculos com água.
  • Acesso pela ciclovia – acesso à sala de equipamentos.
  • Espaço Gastronômico – Circulação – Simulação da iluminação.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).