Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Número de brasileiros em Portugal que pede para voltar cresce quase 300%

Foto: Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

27/04/2023 - 14:04 - Atualizada em: 27/04/2023 - 14:55

O desemprego e o aumento do custo de vida têm levado brasileiros que vivem em Portugal a pedir ajuda para voltar ao Brasil. Entre janeiro e março, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para migrações recebeu 363 pedidos de auxílio, o que representa uma alta de quase 300% em relação a 2022. Quem mora no país europeu reclama, principalmente, do valor dos aluguéis.

O Consulado do Brasil em Portugal também recebe pedidos de ajuda de brasileiros querendo retornar, mas a advogada de Imigração Ingrid Barachinni afirma que o governo federal não é obrigado a trazer ninguém de volta. A especialista orienta buscar ajuda com parentes, negociar taxas com empresas aéreas e procurar informações no Consulado.

“A obrigação ele não tem. O Consulado tem outra finalidade que é de emissão de vistos, apoio, em caso de guerra, pessoa em extrema necessidade. No caso da pandemia, vários aviões vieram para o Brasil. Então em casos de calamidade, como problema na Rússia. Agora, uma pessoa em específico não vai ter esse atendimento personalizado, de ir pagando. Senão, vai todo mundo tentar, e depois não dando certo, vai voltar às custas do governo brasileiro. Mas podo ter uma portaria, decreto, que apoie sssas pessoas, por exemplo.”

O Itamaraty informou, em nota, que a repatriação é uma medida excepcional de assistência, destinada a pessoas efetivamente necessitadas e em situação de vulnerabilidade.

*Com informações da CBN

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.