O Governo Municipal de Forquilhinha apresentou, na manhã desta segunda-feira, parte da equipe de vigilantes que irá atuar na segurança das escolas municipais e dos centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino.
O ato aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, diretores e representantes das APPs.
O investimento será de aproximadamente R$ 165 mil por mês.
Além da contratação de 18 vigilantes, medidas preventivas como compra de 100 novas câmeras de videomonitoramento de alta definição em locais definidos pela Polícia Militar, implantação da rede de segurança escolar, botão de pânico nas escolas, estão sendo tomadas e orientações estão sendo passadas aos estudantes, pais e responsáveis.
O secretário de Educação, Félix Hobold, durante a apresentação comentou sobre a comoção vivida pelo atentado a crianças em Blumenau.
“Nós que lidamos com a educação e com as crianças ficamos extremamente preocupados com as fake news reproduzidas e ainda bem que não se confirmou. Todas as ações de prevenção foram tomadas de forma emergencial pelo nosso prefeito para zelar pela segurança de nossos alunos”, comentou.
“Queremos parabenizar as ações tomadas pela prefeitura neste momento tão crítico que demanda a nossa maior atenção. A Polícia Militar continua engajada nesse contexto de garantir a segurança para a comunidade escolar tanto a nível estadual quanto a nível municipal. Vocês podem perceber que as rondas não param e vão continuar cada vez mais fortes. Reforçamos a proximidade com as escolas através do grupo da segurança escolar. Tenho certeza que vamos superar esse momento, essas fake news que aterrorizam a todos e tudo vai voltar à normalidade”, pontuou o 1º tenente da PM, Ramon Marcelina Spillere.
O prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho, ressaltou o orgulho da atuação da Polícia Militar no estado de Santa Catarina.
“A Polícia Militar de Santa Catarina é a mais preparada e vocacionada de todo Brasil. Aqui em Forquilhinha essa parceria nos orgulha muito e tem sido muito importante para a segurança de toda a comunidade. Quando resolvemos instalar o gabinete de Gestão de Crise, a Polícia Militar esteve conosco em todos os momentos e tomamos as providências necessárias. A partir de amanhã, que os vigilantes contratados possam entregar todo o empenho, determinação e o amor, peculiar do trabalho de vocês para dar mais segurança e tranquilidade aos nossos alunos e pais. Nós vamos lançar um processo licitatório na sequência, já que foram contratados de forma emergencial, pois queremos esse serviço de forma permanente em nossas escolas e CEIs. Serão quase R$ 200 mil reais de investimentos, pois não somente os vigilantes, já contamos com as câmeras com interfone em toda a rede e estamos em processo licitatório para a compra de novas 100 câmeras de alta resolução com monitoramento em parceria com a PM para um trabalho de prevenção. Outra ação importante é a rede de segurança escolar com a participação de todas as unidades escolares do município visando facilitar a comunicação em eventual ocorrência, além do botão do pânico para garantir a segurança de nossas crianças. Não podemos deixar de citar a equipe multidisciplinar que também irá atuar na prevenção em situação como essas. Forquilhinha é um município que se caracteriza pela educação, pela família e pela religião e temos bons cidadãos, mas é importante fazer esse acompanhamento para a segurança de todos”, finalizou.