A Secretaria da Saúde de Joinville divulgou os números relacionados aos atendimentos em 2022.
Os dados mostram que foram feitos mais atendimentos e ampliação na quantidade de cirurgias eletivas se comparado a 2021. Atualmente, com o significativo aumento na procura por atendimentos, o município busca estratégias para seguir ampliando e qualificando os serviços oferecidos.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Somando-se os atendimentos básicos, especializados e de urgência e emergência, entre janeiro e dezembro de 2022, a rede pública municipal em Joinville realizou mais de 1,2 milhão (1.226.788) de atendimentos médicos, 138 mil a mais do que os registrados no ano anterior (1.088.713).
“Uma das medidas que contribuiu para a evolução do sistema, foi a ampliação das equipes médicas. A Saúde encerrou o ano de 2022 com 425 contratos de trabalho com médicos vinculados, o que representa aumento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando eram 309 contratos. Vale ressaltar que um médico pode ter até dois vínculos com o município, atendendo em diferentes horários e locais”, explica Andrei Kolaceke, secretário da Saúde de Joinville.
Também em 2022 foi realizado concurso para a contratação de Médico da Estratégia da Saúde da Família. Com isso, o número de médicos dessa especialidade passou de 152, em dezembro de 2021, para 168.
Outra importante iniciativa foi a retomada dos atendimentos infantis na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul e o reforço nas escalas da UPA Leste. Com a medida, foram realizados 38.285 atendimentos pediátricos de julho a dezembro de 2022.
O que representa crescimento de aproximadamente 34,3% em relação aos 28.496 atendimentos feitos de janeiro a junho, quando a pediatria estava concentrada na UPA Leste.
Mais cirurgias eletivas
Em relação às cirurgias eletivas, em 2022 o número de procedimentos realizados aumentou 67,3%, em relação ao ano anterior, passando de 4.960 para 8.298.
Considerando, também, as cirurgias de urgência, a Secretaria da Saúde realizou, ao todo, 22.439 procedimentos. Com esse número, a rede pública de saúde municipal atinge seu segundo melhor desempenho anual da história, ficando atrás apenas de 2019, quando foram realizadas 827 cirurgias a mais.
A abertura de duas salas cirúrgicas no Hospital Municipal São José, e a contratação de serviços de prestadores privados e sem fins lucrativos, contribuíram para o bom resultado.
Em 2022 foram aplicadas 306.253 doses de vacina. Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde mostram que o município encerrou o ano com a melhor cobertura do calendário básico vacinal entre as cidades mais populosas de Santa Catarina.
O índice de imunização, com as vacinas que constam no calendário, foi de 73,9%.
Vilas da Saúde promovem qualidade de vida
Assim como a oferta de profissionais e a qualidade dos serviços oferecidos, os locais de atendimento ao público também ganharam novos espaços com a implantação das Vilas da Saúde.
Integradas às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as Vilas da Saúde oferecem áreas destinadas à prática de exercícios físicos, ao lazer e à convivência.
“O objetivo principal das Vilas da Saúde é fomentar a promoção da saúde, disponibilizando à população espaços adequados para práticas relacionadas à melhoria da saúde física e mental, o que evita o adoecimento e resulta em uma maior qualidade de vida”, explica o secretário Andrei Kolaceke.
A UBSF Bom Retiro foi a primeira unidade a receber a estrutura de Vila da Saúde, em 2022. Com investimento de R$1,9 milhão, a Unidade conta com nove consultórios médicos e de enfermagem, dois consultórios odontológicos, além de academia ao ar livre, espaço coberto para a prática de atividades físicas e playground.
Ainda no ano passado foram iniciadas as obras das Vilas da Saúde Willy Schossland, Ulysses Guimarães, Jardim Sofia, Jardim Paraíso e Nova Brasília.