Em todo o mundo, a tecnologia da Indumak ajudou a tornar empresas mais ágeis, competitivas e capazes de atender grandes demandas produtivas, ampliando a sua capacidade e colaborando para o seu crescimento. Veja algumas das tecnologias da Indumak que mudaram a indústria e tornaram a empresa referência no mercado do empacotamento.
Posicionador automático da enfardadeira automática
Quando foi lançado: 2002
A grande inovação desse equipamento foi em relação ao movimento do cilindro em avançar e retornar, o que permitiu o posicionamento dos pacotes em três colunas no fardo. O posicionamento se dá em um primeiro pacote com o posicionador parado, o segundo no movimento para a esquerda e o terceiro para a direita.
A funcionalidade inovadora permitiu o registro de patente deste produto. Além disso, o posicionador automático também entrega um fardo muito justo.Outras enfardadeiras existentes no mercado trabalham com sistemas parecidos, mas nenhuma entrega a qualidade do posicionador Indumak.
Dosador de gaveta
Quando foi lançado: 1997
Já o dosador de gaveta chegou para solucionar um problema de variação de peso entre canecas do dosador de canecas. Com o passar do tempo, as canecas sofrem desgastes naturais pelo próprio produto que é dosado, por exemplo, o arroz e feijão, que são abrasivos.
Com esses desgastes, algumas canecas sofrem alterações de tamanho, prejudicando a precisão. No sistema giratório, acaba se formando uma lingueta de produto que dificulta um pouco a questão de velocidade quando comparado ao sistema de gaveta.
Destinado para o segmento de grãos, o dosador de gaveta possui apenas uma caneca, onde o desgaste também acontece, mas sendo uma só, a abertura e o fechamento são facilitados.
Na abertura da gaveta inferior, a de despejo, centralizada no tubo formador, o produto desce como um bloco, aumentando a velocidade da dosagem. Ou seja, uma inovação que entrega repetibilidade de peso com velocidade.
Microfuros
Quando foi lançado: 2009
Uma evolução do furador de agulhas, o microfuros trouxe a solução para os produtos embalados em polietileno. As embalagens compostas por esse material são normalmente furadas para permitir a saída de ar do pacote.
Os furos microscópicos criam uma espécie de micro válvulas, ou seja, quando o pacote é pressionado, o ar sai e logo na sequência a válvula se fecha, mantendo uma vedação mais segura para o produto embalado. Logo, essa ferramenta usinada com precisão permite a saída do ar e evita a entrada de outros contaminantes, ou a infestação cruzada no ponto de venda.
O furador de agulhas continua sendo comercializado, porém, com a desvantagem de uma abertura muito maior, e pela necessidade constante de troca de agulhas pelo desgaste, além de possibilidade de entrada de insetos, deixando o produto exposto à infestação.
MK-30, a enfardadeira mais rápida do mundo
Quando foi lançado: 2019
Com tecnologia 100% brasileira, a MK-30 é um novo conceito de máquinas enfardadeiras. Com um design que favorece a velocidade, ela é capaz de abastecer um caminhão bitrem por hora, considerando um layout de duas empacotadoras de alta performance para uma enfardadeira.
Essa inovação entrega, a cada três segundos, um fardo pronto de 30 quilos. São 120 pacotes por minuto, totalizando cerca de 1.200 fardos por hora.
“Desde nossos primeiros anos, nos preocupamos com as necessidades da indústria e, através do desenvolvimento de novos equipamentos e acessórios inovadores, adicionamos mais velocidade e eficiência para a etapa de empacotamento, enfardamento e movimentação de pequenas a grandes indústrias”, explica a empresa.
Acesse o site da Indumak para conhecer toda a linha de equipamentos e acessórios para o empacotamento, enfardamento e movimentos de mercadorias.