A identidade empreendedora que caracteriza o Estado de Santa Catarina, é um diferencial que confere maior poder competitivo e de adaptabilidade aos novos tempos. Pode-se dizer que anova economia digital passa a ser regida, cada vez mais, pelo dinamismo das ideias empreendedoras convertidas em tecnologias.
O novo paradigma de empreendedorismo, em meio ao ecossistema das tecnologias, pressupõe, além de recursos financeiros, educação específica, para conversão de conhecimento em novos produtos, soluções, processos e serviços. Essa capacitação engloba criatividade, colaboração, empatia, visão holística do mundo, além de habilidade analítica do mercado, compreensão das transformações sociais e, consequentemente, dos constantes desafios de marketing.
Vale evidenciar, outrossim, que o produto essencial da educação empreendedora é o empreendedorismo educado. Este, por sua vez, será capaz de converter ideias em produtos e soluções, porém, garantindo desenvolvimento sustentável. Atento a esse olhar disruptivo, o Governo de Santa Catarina firmou um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), para promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual, ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio.
Esse novo programa possibilitará que o eixo profissionalizante do novo ensino médio chegue aos locais do estado que não são atendidos atualmente pela pasta, em consonância com a vocação industrial da região onde o estudante está inserido. Providencial ação em prol da educação.