Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Olhe bem ao redor – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/04/2023 - 06:04

Você está vestido, vestida? Está de sapatos ou chinelos? Você está sentado? Está na rua, vendo os carros ou um avião passar? Então vamos lá, vamos “relembrar”. Muitas vezes não nos damos conta de que tudo o que não for Natureza saiu da cabeça de alguém, antes de existir. Um dia alguém pensou em costurar roupas e vendê-las… Outro teve o lampejo de fabricar sapatos, afinal, andar descalço nas pedras não é bom negócio… E essa cadeira onde você está sentada? Um dia alguém pensou em fabricá-la e aí está ela, um conforto daqueles… E aquele avião lá em cima, um dia não existiu, mas um celerado mental ousou pensar num objeto deste tamanhão andando lá em cima sem cair. Deu no que deu, o avião. E assim com tudo. Como já disse, tudo o que nos rodeia, fora da Natureza, saiu da cabeça de alguém. Nossas cabeças são fábricas constantes de ideias, de imaginações, de sonhos e mesmo de “loucuras”. Loucuras que depois de colocadas no papel e trazidas para as ruas viram negócios, prazeres, crescimento social, ciências mesmo. Dizendo isso, lembro-me das multidões que se acham uns nadas, sem ideias, sem criatividade, sem saídas na vida… Baita equívoco. Parafraseando Monteiro Lobato, muitos dos pobres, dos que se acham sem ideias e infelizes, não se dão conta de que estão sentados sobre um pote de ouro chorando misérias. Lobato dizia isso do povo brasileiro. O Brasil é riquíssimo, somos pobres porque nossas cabeças são pobres, haja vista o modo como vota a maioria e de modo histórico. Até hoje não aprenderam… Não sei da vida da leitora nem do leitor, penso que não sei nem da minha, mas a verdade é que todos nós estamos sentados sobre potes de ouro e não raro suspirando apertos ou misérias. Não Não ter vergonha das ideias que nos saltitam na cabeça, pô-las no papel, olhar para o céu, suspirar um hummm e… Vamos lá, à ação. Claro que vai dar certo, só não dará certo se a ideia for assaltar um banco, mas fora disso, claro, que vai dar certo. Olhe por aí, ao redor, tudo o que você vê foi um dia pensado e criado por alguém. Podemos ser mais um desses “criadores”… Pelo menos, criadores da nossa felicidade.

SANTO

Que baixe o santo! Que baixe o santo na cabeça da “maioria” das mulheres. Dentre essa “maioria” muitas escondem o jogo. Ouça esta manchete, vem de uma cidade de Pernambuco: – “Mãe se decepciona em Chá Revelação ao descobrir sexo do bebê”. Era uma menina. Vi a cara dela, cara de nojo. Isso sem falar nos homens que perguntam ao médico quando o médico revela o futuro sexo da criança: – “Doutor, o senhor tem certeza”? É que o médico acabou de dizer que vai ser uma menina. O que é de vocês está guardado, estúpidos.

SEGURANÇA

Era só o que faltava, alguns levianos querem que os professores aprendam técnicas de defesa para, dentro das salas de aula, evitar ataques… Professor “manda”, tem que mandar, tem que ganhar bem e ser respeitado pelas direções das escolas e pelos pais dos alunos mal-educados, safados e provocadores. Maioria. Respeito, lacaios!

FALTA DIZER

Esta semana, fui ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar SC. Fui agraciado com a Medalha do Mérito da Comunicação, medalha que me foi colocada na lapela pelo Comandante Geral, Cel. Pelozato. Saí orgulhoso, faceiro mesmo, e com a consciência mais aguda ainda da responsabilidade que devo ter como “soldado” da comunicação. Estou batendo continência!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.