Estamos acostumados a ver cães com coleiras e guias, principalmente para levá-los para passear, pois são animais bem ativos e quando não estão com a coleira, em espaço público, pode complicar para controlar a situação. Mas gato também precisa de coleira em certas ocasiões e a coleira de gato é um acessório que tem se popularizado cada vez mais.
A coleira de gato está disponível nas melhores lojas de pet shop e pode ser de diferentes modelos, um deles é aquela que tem guizo, o famoso sininho. Esse tipo de coleira é indicado em três situações. Primeiramente, um estudo da Universidade de Otago afirmou que ao colocar coleiras com sinos nos gatos, a morte de pássaros diminuiu cerca de 50%, pois ao se aproximar, o sino emitia o som pelo movimento e o pássaro fugia.
Segundo, o som emitido pelo guizo quando o gato se move pode ajudar a resolver problemas comportamentais como ataques surpresa ao dono. E por último, a coleira de gato com o guizo é muito útil e funcional para donos que possuem deficiência visual, pois através do som, podem localizar seu gato.
Por outro lado, como a audição do gato é mais sensível que a nossa audição, o barulho constante do guizo pode incomodá-los. Se você não notar as necessidades apontadas para a escolha da coleira de gato com guizo, melhor não optar por este tipo.
• O melhor tipo de coleira para gatos passearem é a peitoral;
• A coleira deve estar apertada o suficiente para que o gato não escape dela, mas, pelo menos, com dois dedos de folga entre o corpo e a coleira, para não machucar ou causar algum tipo de desconforto;
• Guizo só se for necessário;
• Outro tipo de coleira altamente indicado é a breakaway cat collars, que se abre caso o gato faça força para se soltar, o que acontece caso ele fique preso pela coleira em algum objeto.
Passear com o gato usando coleira
O gato precisa de estímulo, gosta de ter seu interesse despertado, uma caminhada pode garantir isso ao seu bichano! E como fica complicado passear carregando o gato no colo, saiba que é recomendado deixá-lo caminhar, pois faz bem à saúde dele se manter fazendo exercícios. Mas para isso, o uso da coleira de gato é essencial, pois se é difícil recuperar um cachorro que sai correndo, imagine um gato!
Para acostumar o gato com a coleira, faça-o usar em casa, aos poucos, para ele perder a sensação de estranheza com o objeto desconhecido. Faça isso ainda em casa, várias vezes, até o gato começar a se sentir confortável a usando. Forçá-lo a usar a coleira de gato no primeiro passeio pode ser um problema e ainda irá traumatizar seu bichano com relação ao uso da coleira. Por Raquel Madi