Uma panela de pressão explodiu e destruiu a cozinha de uma casa em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, na noite da última quarta-feira (5).
Apesar do susto, pai, mãe e filha, que estavam no local no momento do acidente, não ficaram feridos.
Imagens da câmera de segurança da casa flagraram o momento do acidente. No vídeo é possível ver a mulher na cozinha, enquanto o pai e a filha estão na sala.
Após perceber algo estranho, a mulher se afasta. Em seguida, o homem se levanta para checar, mas logo se abaixa para proteger a filha da explosão.
Em entrevista à TV Anhanguera, a família contou que a panela era nova, havia sido usada poucas vezes e era usada para cozinhar carne no momento em que explodiu.
⇒ ASSISTA ABAIXO O MOMENTO DA EXPLOSÃO:
⇒ Saiba como evitar explosões e acidentes graves com uso de panela de pressão
A primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro. “A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, informou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Outra dica do instituto é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal de uma loja é a garantia de troca em casos de defeito.
O próximo cuidado é saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação está descrita no manual do fabricante.
Durante a utilização da panela um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão.
Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída.
Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.
Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída.
“Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.
Fonte: OTempo