O prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini, convocou nesta quarta-feira (5) uma reunião para debater a segurança nas escolas do município.
Na reunião foi feito um levantamento das medidas de segurança já adotadas nas unidades escolares e discutida a implantação de novos protocolos.
Seguindo orientação dos órgãos de segurança, as aulas no município seguem mantidas, mas a presença dos alunos será facultativa.
“Os pais que não se sentirem confortáveis em enviar seus filhos à escola poderão deixá-los em casa. As escolas vão continuar porque muitas famílias não têm onde deixar suas crianças, então nós vamos continuar abertos com toda segurança, com toda a vigilância, trabalhando juntos com a Polícia Civil e com a Polícia Militar, que inclusive intensificou as rondas nas nossas escolas e vem, desde a semana passada, trabalhando junto conosco mais intensamente em medidas de segurança para nossas crianças”, afirmou Chiodini.
Dada a excepcionalidade da ocasião, não serão realizadas provas ou avaliações e as faltas não serão computadas.
Forças de segurança
No encontro estiveram presentes o comandante da 3ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar de Guaramirim, tenente Leandro Dirschnabel, o delegado da Polícia Civil de Guaramirim, Augusto Melo Brandão, a secretária de Educação, Cláudia Chiodini, o secretário de Administração e Finanças, Jiuvani Assis Assing, e o presidente da Câmara Municipal, Matias Tomczak.
O comandante Leandro Dirschnabel afirmou que a polícia já vem intensificando o trabalho junto às escolas.
“Fizemos na semana passada uma reunião com diretores a respeito do estabelecimento de protocolos relacionados à atuação de diretores, professores e pais na observação dos alunos, e ampliamos a realização de rondas policiais nas unidades escolares, com a presença de viaturas policiais e o diálogo constante com as lideranças das escolas, que podem nos acionar a qualquer momento, na evidência de qualquer caso suspeito”, disse.
Legislativo
O vereador Matias Tomczak disse que o Legislativo está atuando com o Poder Executivo na busca por mais segurança.
“Neste momento a Câmara de Vereadores vem, com a administração, trabalhando junto para colocar mais segurança nas escolas, buscando ideias novas que realmente tragam mais segurança para nossas crianças, os diretores, as professoras”, afirmou.
A Prefeitura de Guaramirim decretou luto oficial de três dias em solidariedade às famílias das vítimas do atentado ocorrido em Blumenau nesta quarta-feira.