A Católica SC, através de uma parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, oferecerá um curso de programação para 750 crianças da rede pública de ensino. A capacitação acontecerá ao longo de três ciclos de 12 encontros, com 250 crianças em cada ciclo, e cerca de 36 horas/aula. Esse é o primeiro curso de programação do Brasil a ser ofertado gratuitamente, na rede pública, e reforça o posicionamento da cidade, como uma referência em inovação e educação.
Os alunos dos 7º, 8º e 9º anos vão aprender lógica, pensamento computacional, e adquirir conhecimento para desenvolver programas utilizando a plataforma Scratch. A ideia do curso surgiu por conta das demandas de ensino que a Prefeitura já vinha realizando ao longo dos anos. Em 2020, já se tinha a ideia de desenvolver esse programa, entretanto, com a pandemia do Covid-19, precisou ser postergado.
A Prefeitura possuía desde então, equipamentos de robótica armazenados nas unidades de ensino e também laboratórios de informática móveis. Em 2021, com o retorno das aulas presenciais, aconteceu o primeiro curso dentro do Centro de Inovação para 47 crianças, na época, ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com esse curso, também direcionado às crianças da rede pública, foi possível visualizar a demanda e a necessidade para esse tipo de ensino.
Para o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz, o projeto gera oportunidades e novas conexões.
“Programar ensina a entender lógica, resolver problemas e entender o raciocínio matemático. Ou seja, é um conhecimento que vai servir para a vida toda, e gerar muitas oportunidades”, afirma.
De acordo com o coordenador de educação corporativa da Católica SC e designer que criou o projeto, professor Nelson Martins de Almeida Netto, a Católica SC, que já tinha um projeto semelhante desenvolvido, apresentou a proposta para a Prefeitura, que ajustou a grade dentro das necessidades e da modelagem que tinha como propósito, e contratou então a universidade para ministrar as aulas.
“A metodologia aplicada é da Católica SC, baseada nas melhores metodologias da atualidade, quando se fala em tecnologia e inovação”, afirma o professor Netto.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, complementa ainda que a parceria resultou em uma iniciativa diferenciada. “A proposta pedagógica é muito completa, e trará aos nossos alunos um conhecimento notório”, resumiu.
O curso será ofertado nas dependências da Católica SC, no contraturno escolar. E, a Prefeitura irá disponibilizar o transporte para as crianças, e também o lanche.
Netto destaca ainda que a capacitação recebe um investimento significativo e isso reforça que Jaraguá do Sul se dedica ao desenvolvimento dessas novas propostas de ensino. “Além disso, a Ferj comemora 50 anos neste ano, e participa do contexto educacional de Jaraguá do Sul e da região ao longo de todos esses anos. Para nós é uma honra poder participar desse programa, ofertando para 750 alunos conhecimentos tão atuais e necessários, que farão diferença num futuro próximo”, finaliza o professor.