Saia por aí e pergunte aos jovens, maioria arvoada (é arvoada o correto), o que querem ser na vida. – Ah, querem ser famosos, ganhar dinheiro no mole e ter muitos seguidores. Se possível, virar coaches. Coaches só existem nos Estados Unidos, e isso depois de o sujeito ter trabalhado por 30 anos numa empresa e num mesmo setor. Fora disso, picaretagem. O que me traz, leitora, a esta azia emocional, é ler sobre uma mulher jovem, 46 anos, uma “adolescente”, bonita para os padrões da televisão, e que foi casada com um “atleta”, cara cheio de rodeios e rompantes. Um “pouca-coisa”, mas bem conhecido. Essa mulher de quem falo, como outras tantas iguais a ela, está muito inquieta na vida, tanto que ela gerou esta manchete no site MSN – “Diante de grave crise familiar “fulana de tal” busca socorro profissional e quadro de saúde mental é exposto”. Uma das razões das inquietações dela (uma das…) é a disputa pelos filhos com o ex-marido. Mas há outras coisas também. Paremos por aqui. Pô, todos os dias uma história parecida e a envolver gente com dinheiro no banco, gente bem conhecida, pessoas com aquilo que para muitos é mais que o básico, é riqueza mesmo. Todavia, essas pessoas andam de língua de fora, gemendo a vida, inquietas, ansiosas, depressivas, se arrastando… Uma das mais imediatas causas das nossas encrencas na vida é a pressa. Para muitas pessoas o ter alguém ao lado para apresentar como marido ou amásio é muito importante. E o resultado mais imediato é a insuportável vida a dois entre pessoas desse tipo. Pressa disturba a fisiologia e mata mais cedo. Vida a dois precisa do alicerce do amor, amor companhia, amor prazer, prazer para coisas pequenas, de pouco valor para a maioria, mas de grande valor para quem ama e se exulta de estar lado a lado com a sua alma gêmea. – Ah, Prates, tu bebeste, alma gêmea não existe! Existe, claro que existe, mas ela exige tempo, o tempo do encontrar, do fazer descobertas, do ir se encantando aos poucos, até encontrar o irresistível – é ela. Ou é ele. E ninguém mais. Claro, estou delirando, o negócio hoje é aparentar, sair por aí mentindo, enganando, exibindo-se e… Silenciosamente vivendo no inferno. Vida da maioria…
MOTIVOS
Circulo pelos canais de tevê e vejo padres tocando violão, cantando, calças justíssimas, pintando e bordando e… Não vejo uma única freira fazendo o mesmo. Além disso, por que as mulheres não podem ser bispas, cardeais ou papisas? Por que não podem oficiar os “sacramentos”? Por que elas têm que ficar escondidas no “claustro” do nada? Gostaria de ouvir o motivo dessa odiosa discriminação. Quem proibiu as mulheres? Apreciaria ver as provas, documentos. Discriminação odiosa.
ANESTÉSICOS
Os anestésicos da Medicina foram criados para nos aliviar as dores físicas. Sim, mas e os anestésicos das dores emocionais, as que vivem nos lascando, onde andam? Aí é que está, esses “anestésicos” deviam estar bem próximos de nós, seriam os “ombros amigos”. Nada melhor na hora das dores emocionais que ombros amigos, aqueles com quem podemos chorar sem resistências e receber os afagos de que precisamos. Tudo bem? E nós, somos ombros amigos?
FALTA DIZER
Estou errado aqui, estou errado ali, estou errado em muitas coisas, mas… Os outros que mudem, eu não vou mudar! Aí está a prepotência da estultícia. Temos que nos tornar a mudança que queremos ver em tudo e nos outros. Ou eu mudo ou nada muda, isto é, continuo burro!