Após pousar em Imbituba e Araranguá, e fazer companhia aos balões na região dos cânions, o dirigível voltou a chamar atenção no céu do Sul catarinense, desta vez, retornando do evento em que foi exposto em Porto Alegre (RS).
Moradores flagraram o modelo de aeronave na região, ao menos, em Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Jaguaruna e Imbituba, nesse domingo. O registro é do morador José Carlos da Silva, em Balneário Campo Bom, Jaguaruna.
O destino da ADB-3-3 é São Paulo, de onde saiu no último dia 17 de março. Com quase 50 metros de comprimento, o único dirigível a ter autorização comercial para sobrevoar a América Latina saiu da capital paulista para participar do evento “A Logística desembarca na South Summit”, na última semana, no Cais Embarcadero, na capital gaúcha.
Sobre o dirigível
A ADB-3-3 tem 48 metros de comprimento por 17 metros de altura e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola.
Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD Certificado de Tipo para a aeronave ADB-3-3, após um processo que se estendeu por anos com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère.