Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates: Mundo dos emojis

Por: Luiz Carlos Prates

04/04/2023 - 06:04

 

Desde que o ser humano abriu os olhos para a vida ele se inquieta com a angústia vital. Uma angústia para a vida toda. A razão básica dessa angústia é o desconhecimento do futuro, não saber do futuro inquieta, tira o sono e… À medida que vamos envelhecendo o bicho vai ficando mais feroz, o medo vai aumentando. E não haverá nenhum “remédio” para esse mal? Não há. As nossas loucuras às vezes nos anestesiam um pouco. E vêm dessa inquietação natural do ser humano as buscas idiotas por falsos poderes. Há camaradas tão ricos que se começassem agora a rasgar notas de 100 dólares morreriam de velhos e não ficariam pobres. Todavia, os idiotas continuam “dando duro” para ter mais e mais. Acabei de ler uma entrevista de uma cantora bem conhecida, filha de cantor muito conhecido, ela acabou de completar 40 anos. Falou que é uma idade desafio, as coisas mudam, estão mudando, é preciso isso, é preciso aquilo… Revelou-se preocupada. Pô, ela tem 40 anos, uma “adolescente” para a vida, mas já ligou a luz vermelha. Ela tinha que conhecer a psicologia das pessoas centenárias que eu costumo chamar de – “O bloco dos Nem-aí”. O que significa esse “nem-aí”? Foi o que pesquisadores descobriram em comunidades pelo mundo onde há muitas pessoas com 100 anos ou bem mais. São pessoas costumeiramente “nem-aí”, um nem-aí que não significa irresponsabilidade, mas sim não dar bola para os cotidianos modismos da sociedade. Vivemos nos comparando, vivemos olhando o que os outros fazem, o que têm, onde moram, para onde viajam, que carros dirigem, comparações desgastantes e inúteis. Inúteis porque todos podemos ser o que bem entendermos na vida, tudo vai depender de nossa fé em nós mesmos, nossos projetos, qualificações, ações e persistência. Seguindo esse roteiro, sucesso garantido. A maioria, todavia, fica pelo caminho, arruma e geme desculpas. Que embaraço ter que repetir que – Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê! Não, Prates, não estou com vontade de entrar nessa de competir com os outros e de viver me inquietando com o que vejo e leio todos os dias! Bela decisão, então, é relaxar e gozar. Gozar a vida como os “nem-aí”. Um nem-aí desapegado das futilidades do mundo dos Emojis…

LOUCURA

O que é que está acontecendo? Reencontro uma amiga num loja de roupas em Florianópolis. Beijinhos cordiais e uma conversa rápida. – E aí, guria, como está a vida? Ouvi um tudo bem vacilante e logo depois, – Ah, Prates, uma droga! A amiga está empregada, não tem dívidas, em casa tudo em ordem, mas… Por dentro, disse ela, uma depressão, uma vida insossa. Fiz-lhe a “terapia” que podia, mas saí pensando: o que está acontecendo? Agora, tem uma coisa: a saída das encrencas está dentro de cada um… Está.

ATENUANTES

Eu queria vê-la dizer isso se a mulher morta fosse a mãe dela. Uma advogada, fazendo-se de boa, disse que o sanguinário bandido que entrou matando e ferindo pessoas numa escola de São Paulo é menor de idade, uma criança… Diga isso ali na esquina, “doutora”… O cara tem que pagar pelo que fez, pagar por muitos, muitos e muitos anos. Só o que faltava…!

FALTA DIZER

Uma verdade da medicina psicossomática: – “As pessoas que suportam a dor sozinhas adoecem com mais frequência e de maneira mais grave do que aquelas que verbalizam suas dores”. Concordo, mas… Onde andam nossos amigos, Amigos? Tudo vai depender de nós ao caminhar pela vida, fazendo “A”migos confiáveis e dispostos a ouvir.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.