Na tarde desta sexta-feira (31), a prefeitura de Jaraguá do Sul concluiu e liberou a ponte provisória no bairro Santa Luzia, sobre o Rio Itapocuzinho
Ela liga Jaraguá do Sul ao município de Schroeder e fica ao lado da estrutura conhecida como Ponte da Trindade.
A ponte de madeira é uma alternativa de acesso aos moradores daquela região até que uma nova ponte seja construída pelo Governo do Estado, já que é uma ligação intermunicipal.
Conforme a prefeitura de Jaraguá do Sul, a passagem provisória tem aproximadamente 40 metros de comprimento.
A ponte é exclusiva para a passagem de veículos leves, de até quatro toneladas. Caminhões e ônibus estão proibidos de trafegar no local.
A Diretoria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Jaraguá do Sul sinalizou o entorno da ponte para alertar os motoristas sobre a necessidade de se respeitar esses limites. Também foi instalada uma espécie de travessão de madeira, para limitar a altura dos veículos.
Desabamento em novembro de 2022
Conhecida como Ponte da Trindade, a estrutura sobre o Rio Itapocuzinho foi construída pelo Governo do Estado no ano de 2010, por se tratar de importante ligação entre municípios.
A ponte foi interditada na noite do dia 29 de novembro de 2022, depois que ocorreu o afundamento da cabeceira no território jaraguaense.
A medida impediu a passagem de veículos, mas, precariamente, pedestres ainda se arriscavam a passar e evitar um deslocamento maior para chegar a outra margem.
No dia seguinte, mais uma parte da cabeceira danificada desabou, impedindo completamente a passagem. A partir de então, as prefeituras de Jaraguá do Sul e de Schroeder iniciaram uma mobilização para oferecer novamente o aceso.