O mutirão de combate à dengue marcado para o sábado (1º) recebeu um reforço de peso com a participação das escolas municipais de Joinville.
Nesta quinta-feira (30), mais de 70 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental receberam o checklist “10 minutos contra a dengue” para realizar com os familiares em casa durante o fim de semana.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
A rede estadual e escolas particulares já confirmaram que vão aderir à atividade. Com isso, a expectativa é que, ao todo, mais de 120 mil estudantes sejam impactados com a ação e possam levar o checklist para suas residências.
O material traz uma lista com medidas efetivas para que cada um possa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O objetivo é que os alunos façam o checklist com a família no fim de semana e ainda tenham outras atividades pedagógicas sobre o tema na próxima semana.
Na Escola Municipal CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, o combate à dengue já é parte da rotina e, desde o início do ano letivo, os professores são incentivados a tratar do tema com os estudantes.
A unidade está localizada no Comasa, bairro com o maior número de casos da doença em 2023, e já foi reconhecida pela atuação contra o mosquito em um prêmio conquistado há dois anos.
“Neste ano, já tivemos palestras com a vigilância e os professores têm desenvolvido diversos trabalhos em sala de aula. Também temos o projeto ‘vira copinho’, em que incentivamos os estudantes a estarem atentos durante o dia a dia para virar qualquer objeto que possa gerar o acúmulo de água”, detalha a diretora Jurcélia da Silva.
Durante o dia, em sala de aula, os professores orientaram os alunos sobre o checklist e explicaram como deverão desenvolver a atividade em casa com os familiares. A mesma dinâmica foi realizada em todas as demais unidades da Rede Municipal de Ensino.