A Prefeitura de Jaraguá do Sul informou na sexta-feira, que nas próximas semanas, a população começa a receber a 12ª edição da revista de prestação de contas que contempla o período de julho a dezembro de 2022. A publicação apresenta o balanço com as informações detalhadas que envolvem a administração municipal.
O demonstrativo das contas públicas será entregue nas residências. A revista tem 32 páginas e a população pode conferir os números da arrecadação e das despesas dos últimos anos, os investimentos, além das obras entregues e em andamento e os destaques de cada secretaria.
Segundo a administração municipal, a revista trata-se de mais um canal de comunicação da Prefeitura com a comunidade que busca apresentar com transparência os dados sobre o funcionamento do serviço público. A revista Prestando Contas também ficará disponível, junto com as demais edições, no aplicativo Jaraguá na Mão.
Lançamento
O prefeito Jair Franzner (MDB) lançou oficialmente a revista, esta semana, durante a plenária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul. Na ocasião, Franzner apresentou o Planejamento da Gestão Pública para 2023 e citou os investimentos feitos nas áreas de saúde, educação e transporte público. Segundo ele, todos os investimentos contribuem para aumentar a qualidade de vida da população e impulsionam o desenvolvimento da cidade.
O prefeito destacou, também, o andamento da obra de requalificação da Praça Ângelo Piazera, que está prevista para ser inaugurada em julho, durante as comemorações de aniversário da cidade. Outra obra anunciada para este ano foi a revitalização do Calçadão. Segundo Franzner, no momento, são 112 obras em execução no Município, totalizando mais de R$ 174 milhões em investimentos.
Neste mês, Jair Franzner completa um ano à frente da Prefeitura de Jaraguá. Ele que era vice até março de 2022, assumiu o lugar do então prefeito Artídio Lunelli (MDB) (atualmente deputado estadual) que reunciou ao cargo para se candidatar.
100 dias de governo
O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm, ambos do PL, reuniram todo o colegiado do governo na primeira reunião conjunta dos gestores públicos para integração de todo o time montado e, em especial, para um balanço preliminar que irá embasar o diagnóstico e a apresentação das ações nos 100 dias de gestão, completados em 10 de abril. Entre os temas apresentados, que serão detalhados após os 100 dias, estão os avanços do Mutirão da Saúde, as reformas estruturantes emergenciais nos hospitais da Grande Florianópolis, projetos integrados de combate à dengue, a elaboração de um calendário oficial dos eventos para o turismo, o Programa Santa Catarina Inovadora, entre outras iniciativas de cada uma das áreas que atendem a população em Santa Catarina.
Ações mês da mulher
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores jaraguaense apresentou as atividades de março, o mês da mulher em sessão esta semana. A procuradora e vereadora Nina Santin Camello (PP) levou à tribuna os números do programa. Foram nove eventos realizados com o objetivo de divulgar o trabalho da Procuradoria e as leis municipais voltadas às mulheres. Entre as ações está a palestra que reuniu 120 agricultoras no auditório da Unisociesc e as rodas de conversa entre mulheres da cidade e com estudantes dos ensinos fundamental e médio. Outra atividade foi a distribuição de material informativo sobre a Procuradoria e sobre a conscientização da sociedade. Ao todo, mais de 800 pessoas foram alcançadas pelas ações. Março também foi o mês de mobilização de apresentação da Casa Izabel, projeto da comunidade terapêutica Novo Amanhã, que pretende criar um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência e drogas. O projeto já foi apresentado à vice-governadora, à Polícia Civil e aos prefeitos de Guaramirim e Jaraguá.
Medidas provisórias
O Senado começa o mês de abril com 12 medidas provisórias editadas em 2022 pendentes de votação. Devido a acordo político, essas MPs ainda estão sendo votadas sem passar por comissões mistas. A maioria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, ou seja, é grande a possibilidade de que o Senado vote todas até o final de abril.