O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) divulgou nesta segunda-feira (27) que o governo do estado precisa investir urgentemente na modernização da rede de energia elétrica, anunciando esforços em conjunto com a Celesc para garantir os investimentos necessários para manter o estado energizado.
Ele frisa que apenas 10% da rede elétrica do estado é trifásica, o que limita o abastecimento para a indústria.
Em um sistema monofásico, a rede dispõe de dois condutores elétricos, sendo um condutor de fase e um condutor neutro, de forma com que a tensão elétrica deste sistema nas instalações elétricas seja de 127V ou 220V; no sistema bifásico são três condutores elétricos e a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V ou 220/380V, dependendo da concessionária de energia.
Geralmente as instalações elétricas de rede bifásica consomem em média no máximo 25KW (25000 W). Já no sistema trifásico, a rede elétrica dispõe de quatro condutores, três condutores de fase (R, S, T) e um condutor neutro. Assim como no sistema bifásico, as tensões tensões de fase e linha podem variar entre 127/220V ou 220/380V e em algumas situações os sistemas trifásicos fornecerem em média potências de até 75KW (75000W) – essas linhas são muito usadas pela indústria e pelo comércio.
Ver essa foto no Instagram